Jump to content
Sign in to follow this  
Polegario

Double Top

Recommended Posts

Arrisco sugestão em relação ao nome de batismo a atribuir ao Double Top Polegario, a partir dos seguintes pressupostos:

1. O componente focalizado é o tampo;

2. O autor é o Polegário:

3. Esta sendo buscada a leveza em benefício da vibração

4. Um dos modelos em pesquisa terá como diferencial o espaçamentos do "miolo" com o sentido em 45º

Com base nesses antecedentes, as denominações seriam:

a. Modelo básico: tampoleve

b. Modelo diferenciado: tampoleve 45º ou, alternativamente, tampoleve

Como se pode verificar, os elementos identificadores estariam todos contidos por inteiro no nome: tampo, pole, leve.

Na hipótese de preferência pela denominação alternativa do modelo diferenciado, esta estaria "encriptada" no itálico, passando a ideia da inclinação do "miolo".

difícil dar nome..

Polê esses tampos são o "recheio" do sanduba ou a parte externa..não entendi muito bem.

São em Gonçalo e Jacarandá?

Grande Saul!!!! Sem dúvidas vc é bom nesse negócio de dar nomes...

Gostei do "tampoleve"

Vamos classificar eles de : "Tampoleve ripado" e "Tampoleve furado" boa dica!!!

Não Moisés... Gonçalo Alves e Jacarandá, são as madeiras usadas na "roseta"

E esses tampos que postei são a parte externa.

Minha construção terá 3 partes coladas entre si, sendo que a parte do meio eu retirarei peso dela .

Notem: essa parte ainda está com mais ou menos 1,6 de espessura, mais ela ainda vai ser lixada, mas, vcs tem que esperar o processo se dar, pois fica complicado explicar todo o processo de uma só vez... se não vai fundir a cuca docês! rs

Abração!

Acho que a sugestão do nome tampoleve é excelente! :thumbsupsmiley:

Como são dois violões, o primeiro pode se chamar Tampoleve e talvez o segundo fique em espanhol (parece que a turma gosta dos "La" alguma coisa), talvez tapaligera (esse soa meio bizarro). Ou talvez doblepole...

Vamos perguntar então ao Pole:

os tampos (ripado e furado) segue o padrão por todo o tampo ou só em alguma região? quanto ao tamanho dos espaços vazios, são grandes, médios pequenos, mini...? qual a espessura final dos tampos em experienciação?

Oi Jorge!

Na verdade, esperei pra te responder pois ainda não tenho respostas concretas.

Eu tinha o objetivo de ir ontem a uma loja aqui no Rio, que vendia "folhas de abeto" e como a alguns anos eu não aparecia por lá, não me lembrava nada sobre as medidas de espessura dela...

Queria verificar isso pra dar respostas mais concretas.pois dependia disso pra projetar melhor o tampoleve. Mas, não tive sucesso.. o propietário meu amigo me disse que a muitos anos ele parou de comprar dessa folha pois não tinha saída.. enfim.. não dá pra seguir o projeto da maneira que eu estava planejando...

E outra loja também que fui no centro do Rio, era uma loja de aeromodelismo .. lá se vendia peças de madeira de balsa de várias medidas... estava atrás dessa madeira pois é a mais leve que conheço... queria usa-la na construção do tampo do meio, no caso as ripas...

Enfim...

Vou ter que mudar um pouco os projetos que havia em mente por esses motivos...

Darei leveza, somente na região ao redor do cavalete Jorge... acho o suficiente nesse projeto.

A espessura final do tampo pretendo deixar entre 2.5 e 2.7. na hora da prática pode ser que mude alguma coisa, daí não tenho uma medida concreta ainda , mas, está entre essas aí.

As medidas certas dos espaços vazios e das ripas, depende da prática... as vezes pensamos em alguma medida na teoria que na hora da prática fica inconcebível.. mas, assim que tiver elas concretas vou postar .

Estou fazendo alguns experimentos com gabaritos, no tampo furado, e estou tendo algumas dificuldades... possa ser até que eu mude esse projeto... mas, vou deixando vcs informados!

Abração!

Polegário, um grande abraço!

Você tem recebido minhas mensagens? se mudou de e-mail me manda um MM.

Parabéns pela iniciativa e ousadia, navegar pelo mundo dos tampos é entrar em mar aberto, lhe desejo sorte nesta sua empreitada, que Deus lhe capacite a fazer o melhor!