Jump to content
Sign in to follow this  
Vinicius de Abreu

Duo Barbieri-Schneiter

Recommended Posts

Esses dias garimpando alguns novos sons pelo Groove Shark, resolvi ver se encontrava alguma versão diferente do que já tinha escutado de Lamentos do Morro, de Garoto. Eis que me deparo com uma versão grava pelo Duo Barbieri-Schneiter. Botei a faixa pra tocar, e fiquei realmente impressionado com o bom gosto do arranjo, a apuração técnica e a musicalidade dos dois!

Para quem assim como eu, não conhecia o Duo Barbieri-Schneiter tão afundo (heresia), aqui fica a recomendação.

Abaixo um vídeos dos dois em ação em um concerto no Mato Grosso do Sul:

De cara o que mais me impressionou foi a ginga e a limpeza de som que esses dois tem. O duo, infelizmente se desfez com a morte de Fred Scneiter. Coloco abaixo também uma matéria do site Jornal Pró-Música, onde eles falam legal sobre o duo e os trabalhos do Luis Carlos Barbieri após a morte de Schneiter:

http://www.promusica...l/128/amigo.htm

Esses dois realmente tocavam muito bonito, o CD "No Caraça" é muito bem tocado e gostoso de ouvir, inclusive tem muitas peças que eram pra violão solo e foram repensadas para duo de uma maneira que vai muito além do primeiro violão tocando o tema original e um segundo só fazendo adorno em cima.

Uma pena que o Fred tenha ido embora tão cedo.

E Lamentos do Morro é uma delas. Eles tem basicamente arranjos de músicas do João Pernambuco e Garoto, e no meio algumas composições próprias.

A criatividade deles é muito grande, o Brasileirinho que aparentemente é um estudo até simples, ficou sensacional na versão para dois violões.

Estou pra ouvir os outros discos deles, vamos ver!

Eu fico pensando se o Fred estive vivo como estaria o duo. Sem sombra de dúvida eles foram os melhores com essa formação na época, além disso as composições feitas por ambas são excelentes.

O Barbieri está em atividade aqui no Rio...

Está sempre homenageando o amigo com se não me engano 2 homenagens.. um é concurso Fred Schneiter .

Muito bom Professor O Barbieri.

Abs!