Jump to content
Sign in to follow this  
Jefferson Garrido

25 estudos Carcassi - Edson Lopes

Recommended Posts

Eu costumava pegar um pouco de carona em gravações, o que me fazia tirar muito mais rápido mas de forma muito mais amarrada, eu acho. Depois de um tempo percebi que é inclusive mais divertido, tocar sem "conhecer" uma versão, ou um audio daquela música.

Tem prós e contras, só acho que muita gente se acostuma e se acomoda, pega carona, fica preguiçoso com a parte rítmica e também deixa de conhecer as nuances do violão (porque já toca pensando em tirar x som).

Eu nao vejo uma coisa excluindo a outra. O Estudo No 1 do Villa eu estudei sem nunca ter ouvido, na época até fiquei orgulhoso de mim mesmo porque apesar de me faltar técnica e conhecimento, eu li a partitura corretamente. Eu acabei de aprender uma nova peça que eu nunca ouvi, foi tudo pelo papel.

Mas em se tratando de violão popular, transmissão de conhecimento se dá muito mais "passando" as músicas ou então "tirando" as gravações.

No quesito popular concordo com você, Eugênio, mas acho que vez ou outra é bem saudavel deixar o aluno se rachar na partitura sem escutar a peça, e depois dela no dedo, ir ouvindo gravações e acertando alguns pontos, captando algumas ideias.

Lembro que quanto tinha aulas com o Euclides Marques, vimos algumas músicas que eu nunca tinha escutado, e ele sempre fazia isso comigo, me dava a partitura e me deixava terminantemente proibido de ouvir qualquer gravação. Ele também não a tocava na aula, e depois que eu mostrava a musica pronta pra ele, ele tocava e ai era uma discução e uma troca de ideias muito legal! Isso não aconteceria se ele tivesse tocado antes, provavelmente eu ia tocar do jeito dele.

Mas é isso, uma coisa não impede a outra. Os estudantes vão continuar fazendo isso, lendo a partitura sem ouvir a gravação.

Isso me parece mais aquela nossa tendência natural e humano de achar que o mundo está sempre piorando, mesmo que todos os fatos e evidências comprovem melhoria! Quando apareceram os discos, disseram que seria o fim das partituras. O Youtube agora é a bola da vez.

Acho que até hoje eu só aprendi uma música sem ouvir antes. Choro Breve, do Guinga.

Em música popular acho um contrassenso exigir que não se ouça a música. Em música clássica pode ser. Os veículos são diferentes. A música popular se baseia predominantemente na transmissão direta, sem papel. A música clássica, ao contrário, se estruturou a partir da partitura.

Eu acho fantástico o cara ter compilado tudo isso dessa forma.

Se você vai ouvir antes ou depois vai da orientação do professor, mas ter alguém desse nível, tocando tudo certinho, áudio bom, pra mim, vai ajudar muito mais do que atrapalhar.

Quem dera se quando eu estudei o livro do henrique, depois do estudo realizado eu tivesse gravações bacanas pra ouvir. Normalmente o que tem é gravação dos próprios estudantes, com vários erros que vão ser corrigidos ou melhorados com o tempo.

Eu sempre tenho a impressão que questionar se é bom ou ruim o aluno ouvir não interessa, pois eles vão ouvir de qualquer jeito. Para mim é mais produtivo pensar: Como fazer o aluno aproveitar o aprendizado de leitura, técnica, interpretação desses estudos em um cenário, maravilhoso, de acesso à informação como o nosso?

Acho uma maravilha essa atitude do Edson. Existem professores e professores e assistir aos vídeos, pelo menos, nivela por cima.