Jump to content
ChrisMuc

Quem tem experiencias com violoes do Sugiyama ?

Recommended Posts

...mas acho que também teve a ver com o Sugiyama ter caído nas graças dos cantores da MPB e hoje estar muito pouco associado ao violão clássico....

Concordo com o Eugênio.

Eu acho que ele não cai na mão da galera do clássico justamente por praticar preços exorbitantes. Nenhum estudante de violão consegue ter a bala que o Sugiyama pede em seus instrumentos, a não ser que receba um "paitrocinio". E mesmo que tenha, o tempo passou e hoje existem muitas opções mais viaveis que os violões do japa.

Essa coisa dos instrumentos dele estar associado a artistas da MPB é algo importante pra ele também: Muito gringo fã de música brasileira vai de Sugiyama por querer ter um instrumento com a cara e o som de seus idolos tupiniquins, explica também o volume de exportação dele, a galera paga.

Segue resposta de um email pedindo a cotação de um Sugiyama datado de 14/10/2005.

Meu antigo professor (Alberto Amendola) era muito amigo do Sugiyama que relatou, há 2 anos atrás, que o mercado estava muito difícil e que estava vendendo menos de 8 violões por ano.

Eu mesmo fiquei com um para vender em 2010, que era desse meu professor, era das melhores fases e feito especialmente para o Prof Alberto.

Tinha um timbre bom mas com pouco volume e não conseguimos vender. Começamos como preço de R$ 8500 e quando peguei de volta (por conta do falecimento do Prof Alberto) estávamos vendendo por R$ 6500. Atualmente está com a viúva e está em ótimas condições, pois antes de tentar vender pedi para o Samuel Carvalho dar um trato.

Prezado Paulo,

No momento tenho 2 violões para pronta entrega.

Se for encomenda levo 4 meses para entrega.

O valor dos violões são R$13.200,00(Mod.EX-65)

e R$19.200,00(Mod. Seculo-65)

O estojo custa R$1.920,00.

Atenciosamente,

S.Sugiyama

De:

itau.com.br"]paulo.tai[ARROBA]itau.com.br

Para:

terra.com.br"]violaosugiyama[ARROBA]terra.com.br

Cópia:

Data:

Fri, 14 Oct 2005 18:59:31 -0300

Assunto:

Preço de um viiolão de 6 cordas

>

>

> Prezado Sr. Sugiyama,

>

> Gostaria de saber quanto está custando um violão de 6 cordas e qual o prazo

> de entrega.

>

> Obrigado

>

Outro ponto a observar é ao baixo prazo de espera com violões para pronta entrega, praticamento o tempo de fazer o violão, indicando que a fila era baixa ou inexistente..

E já se passaram 6 anos.

Acredito que o alto preço seja o grande responsável pela baixa demanda interna.

abs

Gente, muito obrigado pelas dicas e suas experiencias ! Ajudou bastante..ja veijo que a fama dele faz boa parte da percepcao dos seus instrumentos.

Entao vai ser so experimentar um violao dele quando cai nos meus maos um dia :-) e conhecer outros de Luthiers como Lineu, Tercio ou Tessarin....por fim, e sempre o musico e o instrumento que

tem que combinar, nao e ?

Chris, o ideal é experimentar mesmo. No caso do Sugiyama que o Paulo anunciou na faixa de R$6.500, pode ser um bom negócio para revender fora do Brasil.

Na esfera da música popular no Brasil, acho que os nomes que aparecem com mais freqüência são:

Tércio Ribeiro (especialmente 7 cordas), por causa do Marcello Gonçalves e do legado do Mário Passos

Lineu Bravo, por causa do Guinga e do Tardelli

Tessarin, por causa do Paulo Bellinati e do Swami Jr

Sugiyama, por causa do João Bosco, Toquinho, Chico Buarque

Observação: não listei os nomes em nenhuma ordem específica!

Também tinha o Saraiva e o Munhoz, mas eles andam meio sumidos.

Eugenio,

Este preço foi em 2010, bem como os preços que cotei para um novo eram de 2006.

Acho que o preço não deva ser mais esse, caso o dono queira vender.

abs