Jump to content
Sign in to follow this  
Márcio Ronei

Violão "fechado"

Recommended Posts

Colegas, sou novo no fórum e o que me leva a criar um tópico é a necessidade de ouvir violonistas muito mais experientes do que eu.

Seguinte: com relação a sonoridade, busco um violão com o som digamos obscuro, com rápido decaimento, sem brilho. Com essas características, claro que a projeção fica comprometida, mas projeção aqui não é o principal. Não sei o quanto o tipo de corda usada poderia contribuir com essa sonoridade ou se apenas determinado modo de construção do violão (tecnologia, madeiras) daria conta.

Bem, peço desculpas se meu questionamento é tolo ou infundado. Mas existe violão com esse tipo de sonoridade, bem "fechada"? Se sim, podem me indicar nomes de luthiers?

Obrigado, Márcio.

Esqueci de mencionar: repertório popular instrumental (Jazz, Bossa)

Edited by Márcio Ronei

Rapaz, tem um violonista cujo nome não sei, comvários vídeos no youtube, um senhor na verdaed. pelo que andei vendo, ele toca sem unhas e um tipo de violão de corpo menor (violão romântico)? o som a que me referi se remete a uma guitarra jazzística, por exemplo, com timbre grave, com agudos fechados, entende? Por favor, não me queimem pela heresia de comparar violão com guitarra, ok?! é só pra tentar me explicar melhor...

Eita, essa é nova. Tem algum violonista que produz uma sonoridade parecida com essa que você deseja, Márcio?

... busco um violão com o som digamos obscuro, com rápido decaimento, sem brilho....

Da forma que descreveu imaginei um violão de papelão com cordas velhas... :thumbsup:

Coloque o link de um dos videos para termos uma idéia.

as cordas lisa da thomastik infield tem sua versão para nylon, são caras mas apagam bem o brilho, principalmente dos bordões, possue a terceira corda (Sol) revestida e as duas primas de nylon. quanto mais velhas mais apagado o som.

Jorge Augusto, dá até vergonha dizer, mas eu tive essa "sensação" de sonoridade ao tocar em um violão de fábrica mais ou menos dessa "catiguria", e com cordas muuuuito velhas... (putz, que coisa!).

RPaiva, acho que vai um pouco por aí sim (Bossa Nova).

Bem, demorei a responder porque cacei um vídeo no youtube que tinha visto há muito tempo e não achava mais. Pois bem, deem uma ouvida nessa sonoridade e me digam o que acham (ele toca com uhas?). tem a ver com o gravador simples desse vídeo? Enfim, podem me falar sobre a sonoridade que esse violonista tira do violão?:

Desde já, obrigado a vcs pela disponibilidade em comentar esse meu post meio "esquisito"! hehe

Jorge Nacev, imagino que tenha que importar ne? Por acaso vc conhece algum video com essas cordas? Elas têm qualidade? A marca eu sei que tem renome. Valeu!

Pessoal, em outro vídeo desse mesmo violonista, achei o seguinte comentário: "It is strung in Gut And Silk strings by Aquila, and plucked without nails, just the flesh of the finger tips for an intimate sound. Almost normal guitar tuning".

Será esse o "segredo" desse timbre fechado? Sem unhas?! Pergunto isso com certo espanto porque antes desse fórum aqui, ao qual me afino mais, andei lendo posts de um outro certo fórum, bastante ortodoxo por sinal, e lá execraram um forista porque ele questionou o uso das unhas. Meu professor tb já me disse que esse ponto já é senso comum e indiscutível: tem que ter unha. Entretanto, meus planos com a música não são tocar repertório erudito nem com uma baita potência, a lá Yamandu. A sonoridade desse violonista cujo vídeo postei achei muito bacana, muito intereressante. Ele está tocando repertório de época, mas fico pensando se nao seria igualmente interessante essa sonoridade pra umas bossas, uns standars de jazz .Enfim, o que quero dizer é que nao acho que a falta de unhas nao dê conta de composições com uma dinâmica mais e uma pegada mais forte.

O que acham disso?

Pessoal, neese outro vídeo, ele fala sobre um modelo de cordas da Áquila. Alguém sabe dar a referência dessse modelo?

This the first 'real' piece of music I learned, oh, many, many years ago. Here it is on a 'Baby Rodriguez - Senorita Scale' cheap classical. What really transformed this guitar was the Gut and Silk strings by Aquilla. Really worth the money! I've had them on my Panormo guitar for almost a year now, without breakages.

O vídeo é com Lágrima (T.):