Jump to content
Sign in to follow this  
Márcio Ronei

Violão "fechado"

Recommended Posts

A presença de unhas no universo do violão erudito é fundamental, tendo em vista diversos fatores como velocidade e timbre, só pra enumerar alguns.

A falta delas não implica necessariamente em falta de dinamica e pegada. Veja, existem muitos violonistas excepcionais que tocam/tocavam sem unhas: Toquinho, Paulinho Nogueira, dizem que o Bonfá, e não esqueçamos de Francisco Tárrega.

Acho que a ausência de unhas escurece um pouco o som sim, deixa ele meio apagado. De repente isso seja um dos fatores para esse resultado, mas não o determinante. Temos ainda a questão de madeiras, cordas e suas tensões, região de toque e etc.

A thomastik Eh uma das fabricas mais tradicionais que conheco de cordas para instrumentos inclusive classicos, com sede em Viena . esse encordoamento vc encontra no Brasil sim e quem usava dele era Paulinho Nogueira.

Esse Thomastik que o Nacev fala é o famoso 'superlona'. Eu não gosto dele exatamente por essa característica no som.

Me parece que vc tá certo sim, Jorge, parece ser o que procuro! Me desculpem peal falta de conhecimento, mas será que alguém pode postar pra mim um link com o nome completo desse modelo da thomastik? Quero anotar certinho pra não correr o risco de comprar errado, pois suponho nao ser das mais baratas...!

E sobre os vídeos do Rob, o que acharam? Escrevi pra ele e ele me respondeu no mesmo dia. confirmou que nao usa unhas e que essa é a sonoridade que ele busca.

Agora, gostaria de fazer uma pergunta bastante subjetiva e especulativa: vcs acham que essa sonoridade que eu tenho referenciado (inclusivo nos vídeos do Rob M.) pode funcionar bem para Bossa, por exemplo? A mim, parece que sim. Me parece possível montar uma apresentação de qualidade e boa execução, usando cordas específicas e mesmo a ausência de unhas (meu professor é que não vai gostar nada nada disso...!

Rb Paiva eh exatamente o que Ronei procura.

Márcio, acho que essa sonoridade não é determinada fundamentalmente pelo toque sem unhas. Acredito que a corda tenha grande contribuição. O violão me parece ser "usual", sem alguma característica distinta.

Toco sem unhas, sempre toquei assim. Realmente o timbre é um pouco diferente, mas nada que chame a atenção . Eu até gosto da sonoridade. Sou amador, o toque sem unhas nunca impediu que tocasse uma peça (estou muito satisfeito com o meu repertório). Talvez isso possa ser um problema para um profissional...

Se conseguir um tempo vou fazer uma gravação e postar aqui. Há muito estou querendo fazer isso, mas depois que minha filha nasceu tá difícil.

Márcio, de acordo com os vídeos que você postou, esse timbre que você gostou é produzido por uma combinaçao de uso de cordas de tripa com toque sem unha.

Cordas de tripa têm várias desvantagens em relação ao nylon:

• Menor durabilidade
  • Afinação mais sensível a variações de temperatura
  • Preço mais alto
  • Disponibilidade muito mais limitada.

Valeu pelo toque, Eugênio. A propósito, lhe enviei MP sobre tarraxas para 7c. Quando tiver um tempo, agradeço se puder responder. Abraço, Márcio.