Jump to content
Sign in to follow this  
moises

Qual a música que "movimentou" você no último ano?

Recommended Posts

Caros Foristas,

Durante o último ano pesquisei muita coisa nova para ouvir e tocar. Dentro deste patamar de acervo musical uma canção virou minha mente, mesmo sem tocá-la ou ter a partitura. Esta é Eli's Portrait, do Sergio Assad. Eis um vídeo e um áudio (prefiro o áudio).

Vídeo:

Áudio:

https://soundcloud.c...it-sergio-assad

Gostei muito deste álbum insturmental, Estações Brasileiras de Alexandre Guerra.

Escute:

http://boranda.bandc...-es-brasileiras

Espero que gostem e compartilhem seus favoritos.

Edited by moises

Para mim o ano que passou foi marcado por muita música nacional, depois de um período em que estava ouvindo só reggae.

A porta de entrada para o som nacional sem dúvida foi o samba, por esse passei o ano curtindo muito:

- Geraldo Babão - Nega, o que queres de mim

Além do samba, ouvi repetidas vezes vários sons do Baden Powell, principalmente:

- Baden Powell - Reza

http://grooveshark.com/s/Reza/3dvPHB?src=5

- Baden Powell - Eu vim da Bahia

Esse ano eu escutei muita música DJ, especialmente Mr Scruff:

Violão eu nunca paro de escutar, e o disco do Marcos Kaiser provavelmente foi a novidade mais agradável. Dentre os que já tem mais tempo de estrada, o disco do Quaternaglia me chamou muito a atenção. Até quero escrever sobre ele.

Essa gravação com o Grapelli é muito legal. E pensar que eles nunca estiveram juntos no estúdio...

Segundo o livro "O violão vadio de Baden Powell" existem pelo menos 5 horas de gravação dos dois.Grapelli marcou a gravação às 10 da manhã (pois tinha viagem marcada pra noite do mesmo dia) e o Baden chegou às 13h.

Já ouvi outras versões da história, e sei que esse livro comete alguns equívocos, mas até onde sei os dois tocaram juntos ao vivo no estúdio. Inclusive o Grapelli parece ter ficado muito impressionado com o Baden.

Rodrigo

Já faz muito tempo que deixou de ser um instrumento solista nas minhas mãos. Ultimamente, só toco mesmo nas rodas de choro e de samba, nada de música erudita ou instrumental. Uma pena, porque eu gosto muito, mas ando sem tempo de estudar mesmo...

Esse ano passado escutei muito tipo de música, um pouco menos de violão instrumental, pq andava mto fissurado com Baden...

Andei escutando outros violonistas, como o Nelson Angelo e Paulinho Nogueira, que tem ótimas sonoridades, Bert Jansch, e sua banda Pentangle (folk jazz), e Davy Graham (inventor da afinação DADGAD), e de jazz particularmente o guitarrista Wes Montgomery. Agora o que mais escutei mesmo foi blues antigão, tipo Son House, Willie Dixon, Skip James, Lightnin Bolt, entre outros... escutei também alguns albuns que tinha baixado e nunca tinha paciencia de ouvir, tipo Dori Caymmi, Milton Nascimento, Joyce, Chico Buarque, etc

Agora no início desse ano tenho escutado, tocado e cantado musica caipira, de um livrinho de cifras que achei por aqui, muito Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho,etc.

Edited by m4teus