Jump to content
Sign in to follow this  
Luiz Fernando Velho

Violão tipo Smallman

Recommended Posts

O John Williams justificou o uso do Smallman porque é um tipo de violão que mantém a uniformidade do som nos volumes mais altos. Como toca muito com orquestra, essa característica seria crucial. E peças mais pesadas como Asturias soariam melhor também por causa disso.

Eu acho que um violão desses deixa a gente melhor equipado para tocar nas salas que temos, se adapta melhor a situações diversas. Um dos problemas é o preço! Mas como descobri no forum luthiers brasileiros talentosos ... :headbang:

Enfim, tem o lado prático da escolha. E se o Smallman for para o túmulo com o Williams, quem sabe não baixa de preço rsrsrs.

PS: e esse negócio de timbre... pra mim tocar no tempo certo bem articulado e limpo vem na frente.

Edited by Luiz Fernando Velho

Arrisco em dizer que nenhum dos Luthieres brasileiros que está construindo algo com base no Smallman, tenho visto in-loco e, principalmente, tocado em um violão destes. Baseiam apenas no que ouviram pela internet, no que se sabe da construção teoricamente, e cada um está buscando a sua forma de construir.

Dizer que é um violão "baseado" no Smallman, não garante absolutamente nada de que vá soar como um, e comprar um violão da escola Smallman pensando que vai ter algo parecido com o som do John Williams, pra mim é uma utopia!!

Eu gosto do som do Smallman, é pesado e forte. Essa uniformidade também tem as suas vantagens.

O Jó Nunes disse em uma entrevista que construiu com base em um Smallman original, mas não sei se ele continua fazendo esse tipo de réplica. Sobre os outros luthiers eu não sei dizer.

Luiz,

Experimente um DT de cedro do Samuel Carvalho, acredito que vc vai gostar muito.

Se tiver "bala na agulha" tem o Gernot Wagner e o Robert Ruck que também fazem DT maravilhosos (na minha opinião os melhores) mas aí é coisa para mais de 25.000 obamas.

Em minha opinião, qualquer um destes três vão lhe dar conforto e facilidade para tocar e tirar som, mas com um resultado sonoro bem mais bonito que o Smallman.

É?? Vou atrás do DT de cedro Samuel Carvalho também. Quero muuuito um violão macio de som gordo e com volume, tenho certeza de que vai se adaptar como uma luva ao meu repertório e em como eu gosto de tocar. Obrigado, Ivan!

O Vina tem um double top do Emanuel Carvalho (mais simples que o DT do Samuel) que é uma beleza. Soa alto, tem um som bem natural e é macio.