Jump to content
Sign in to follow this  
ao_jnr

Dicas

Recommended Posts

Pessoal, bom dia!

Sou novo no fórum e queria aproveitar o conhecimento de vocês para pegar umas dicas...

Resolvi reformar um violão de 1974, Del Vecchio, que foi do irmã da minha avó. Ele tá bem acabadinho porque não foi guardado direito e tudo o mais. Ontem tirei as tarrachas, os trastes, o rastilho, tudo... hoje pretendo começar a lixá-lo. Li que a melhor lixa pra isso é a 150, procede?

Alguém pode me ajudar nesse processo?

Não quero mandar pro Luthier, quero eu mesmo "cuidar" do violão... acho que é terapêutico... rs...

Abraço!

Seja bem-vindo ao fórum!

Se você nunca fez isso antes, acho melhor deixar alguém com experiência fazer e deixar você observar como funciona o processo. Passar lixa no tampo do violão pode simplesmente destruir o instrumento pra sempre.

Eu entendo a preocupação do Eugênio, pois uma pessoa inexperiente pode estragar definitivamente um bom violão ao tentar remover os vernizes originais. Mas eu acredito que para quem quer começar, você tenha um violão ideal, pois não acredito que um Del Vecchio dessa época possa ser uma maravilha ou seja um instrumento que recebeu uma construção mais requintada e que sofreria perdas sensíveis com alterações mínimas de espessura. Dependendo do verniz que você use, poderá até melhorá-lo.

Remover vernizes sintéticos é a tarefa mais difícil que existe.

Você até pode começar com uma 150, mas antes de chegar na madeira, já deverá estar utilizando uma 280 ou 320 e o mais acertado, seria remover o cavalete antes de começar.

Provavelmente seu violão é laminado e, considerando que na fábrica ele já foi lixado para acabamentos, você não poderá remover mais madeira, pois as lâminas externas podem sair.

Opa! Obrigado pelas respostas...

Ainda tenho algumas dúvidas... comecei realmente com a lixa 150, exige paciência e dedicação, mas vi que não danifiquei ia madeira... e vi que ainda há muito o que lixar... rs... Sobre o cavalete, ele é colado. È possível removê-lo e colar novamente? Nisso eu tenho medo de estragar e não conseguir colar mais...

E sobre máscaras, alguma que vocês recomendem usar? Aquele poeira realmente incomoda!

Enfim... estou gostando de manipular essas coisas e pensando seriamente num curso de luthieria... é muito interessante!

Agradeço as dicas! E conto com a ajuda de vocês para as futuras perguntas! rs...

Não descuide com a máscara, pois é muito importante prevenir a inalação desses vernizes (além da serragem...) e podes usar descartáveis.

Eu te aconselho procurares um luthier próximo a ti para te orientar nesse restauro, pois se não tens experiência, não deverias contar apenas com a "sorte".

Um abraço,