Jump to content
emacedo

Informação sobre madeira Guayubira para fundo e faixas

Recommended Posts

Olá amigos.

Alguém conhece a madeira chamada na Argentina de Guayubira. Recentemente comprei uns jogos de fundo e faixas para testar, mas ainda não terminei o violão pra saber que som tem. Como vou viajar recentemente para a Argentina novamente, gostaria de comprar mais madeiras lá e se esta for uma madeira de sonoridade pelo menos próxima do Jacarandá, pretendo comprar mais.

Alguém conhece, sabe o nome brasileiro, caso exista. Andei vendo no Google e parece que esta madeira nasce no Uruguai, na Argentina e sul do Brasil. O Vendedor argentino me disse que a madeira que ele me vendeu era Argentina, ou seja, creio que a arvore nasceu na Argentina. Como sei que o clima influi no desenvolvimento da madeira e consequentemente na sonoridade do violão, a informação de onde a madeira foi retirada á importante também.

Bem, agradeço se alguém tiver alguma informação pois vou viajar amanhã a noite e vou na loja de luthier comprar madeiras na sexta.

Se alguém tiver alguma dica de outra madeira pra comprar lá na Argentina agradeço.

Eugenio. :guitar:

A Gayubira é a mesma nossa Guajuvira (Patagonula americana L. - família Boraginaceae), uma madeira flexível, de cerne quase negro, dura e pesada, com densidade de 750 a 900 kg/m3. No Brasil é encontrada do Mato Grosso ao R. G. do Sul, além de Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Tem aplicação ampla em marcenaria, sendo muito apreciada para a confecção de cabos de ferramentas e também para construção civil, dado que moirões de cerne de gaujuvira são praticamente imputrescíveis. (Fonte: Mata Atlântica - As Árvores e a Paisagem, de Paulo Brackes e Bruno Irgang - Editora Paisagem do Sul)

Bem, o Saul falou tudo.

Eu adoro a guajuvira!

Ainda não fiz um violão com ela, mas farei. Seria no projeto do violão com madeiras regionais, comemorativo aos 25 anos do primeiro violão, com caixa de guajuvira, escala de aroeira preta, braço de cedro e tampo de figueira, mas não dará por agora e terá que ficar para o 26 ou 27º ano.

A densidade apresentada pelo Saul é mais frequente na guajuvira da região ao sul da Argentina, aonde o crescimento é mais lento. A guajuvira da minha região (Herval-RS) é mais densa e algumas madeiras que tenho (obtidas de substituição de moirões e dormentos de trilhos, ou seja, muito antiga) é mais densa, com densidade em torno dos 1.100kg/m3. Um teste bem simples para situar a que tens, seria pô-la n'água... Se afundar imediatamente é superior a mil quilos, se flutuar ou afundar após estar encharcada, é inferior (o que é provável, por ser da Argentina).

Uma utillização comum da guajuvira por aqui, era na "massa de roda de carreta". Aquela peça junto ao eixo e de onde partem os raios de madeira das rodas. Isto, por si só, demonstra a resistência dessa madeira.

Na luteria, apesar de ainda não ter utilizado, não à compararia aos jacarandás, mas sim à macacaúba, pau-ferro, ébano etc.

A Gayubira é a mesma nossa Guajuvira (Patagonula americana L. - família Boraginaceae), uma madeira flexível, de cerne quase negro, dura e pesada, com densidade de 750 a 900 kg/m3. No Brasil é encontrada do Mato Grosso ao R. G. do Sul, além de Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Tem aplicação ampla em marcenaria, sendo muito apreciada para a confecção de cabos de ferramentas e também para construção civil, dado que moirões de cerne de gaujuvira são praticamente imputrescíveis. (Fonte: Mata Atlântica - As Árvores e a Paisagem, de Paulo Brackes e Bruno Irgang - Editora Paisagem do Sul)

Obrigado Saul.

Mas quanto ao uso em violões?

Sonoridade, etc. Alguém já usou?

O vendedor da loja de material para luthier da argentina disse que é muito usada na construção de violões lá.

Agradeço outras informações.

Bem, o Saul falou tudo.

Eu adoro a guajuvira!

Ainda não fiz um violão com ela, mas farei. Seria no projeto do violão com madeiras regionais, comemorativo aos 25 anos do primeiro violão, com caixa de guajuvira, escala de aroeira preta, braço de cedro e tampo de figueira, mas não dará por agora e terá que ficar para o 26 ou 27º ano.

A densidade apresentada pelo Saul é mais frequente na guajuvira da região ao sul da Argentina, aonde o crescimento é mais lento. A guajuvira da minha região (Herval-RS) é mais densa e algumas madeiras que tenho (obtidas de substituição de moirões e dormentos de trilhos, ou seja, muito antiga) é mais densa, com densidade em torno dos 1.100kg/m3. Um teste bem simples para situar a que tens, seria pô-la n'água... Se afundar imediatamente é superior a mil quilos, se flutuar ou afundar após estar encharcada, é inferior (o que é provável, por ser da Argentina).

Uma utillização comum da guajuvira por aqui, era na "massa de roda de carreta". Aquela peça junto ao eixo e de onde partem os raios de madeira das rodas. Isto, por si só, demonstra a resistência dessa madeira.

Na luteria, apesar de ainda não ter utilizado, não à compararia aos jacarandás, mas sim à macacaúba, pau-ferro, ébano etc.

Obrigado Eduardo.

Eu comprei 3 jogos para testar numa loja de material para luthier em Buenos Aires, ano passado quando viajei para la. Infelizmente nao tive tempo de construir nenhum violao para teste. Como estou indo para la novamente e achei a madeira interessante no aspecto visual e tambem pelas propiedades fisicas, alem disso, o senhor que me atendeu na loja é luthier também e usa esta madeira. Ele me disse que faz bons violoes com ela. Porem nao sei o tipo de som que sai desta madeira, pois meu referencial é o jacarandá. Procuro um som de violao clássico, por isso gostaria da opinião de quem ja usou esta madeira.

Quanto ao nome, parece que tem varios tanto no Brasil quanto na Argentina,Uruguai,etc.

e onde se compra essa madeira ?? por acaso ela não teria outro nome??[/quot

Edited by EMac

e onde se compra essa madeira ?? por acaso ela não teria outro nome??

Luiz.
Se quiser posso passar pra voce o endereço da loja em Buenos Aires.
Acabo de voltar de lá com mais madeiras.... :headbang: Edited by EMac