Jump to content
Sign in to follow this  
augusto.bat

luthier do souto

Recommended Posts

Se não me engano o Miguel Jorge Do Souto já morreu.

A loja "Ao Bandolim de Ouro" onde eram fabricados os instrumentos dele me parece que ainda existe no Rio de Janeiro mas com outros luthiers.

Inclusive depois do Do Souto o luthier mais famoso da loja foi o Silvestre.

Estou certo ou fiz uma "salada" enorme ?

Salvo engano a marca "Do Souto" estava relacionada à loja " Ao bandolim de ouro" e tinha mais de um artesão envolvido na produção dos instrumentos. O luthier mais conhecido de lá era o Silvestre, mas não conheço muito sobre isso, pois só tive uma única oportunidade de ir na loja. O pessoal do Rio de Janeiro pode falar melhor a respeito.

Oi Augusto,

Na verdade do do Souto é uma marca da bandolim de ouro, como nossos amigos descreveram. A Do Souto fez historia graças ao mestre Silvestre que fabricou instrumentos para TODOS os grandes instrumentos do Brasil, no até os anos 50.

O site está abaixo, lá voce procura o Helinho, super gente boa, mas sinceramente os instrumentos de hoje em dia estão bem longe do que eram...

http://www.aobandolimdeouro.com.br/

valeu pessoal, ajudou mt!!

no final do ano passado comprei um violao do souto!

o violao é incrivel, e queria converssar com qm o fabricou pois é mt bom

Dependendo do ano do violão só se for num centro espírita...

O Silvestre era um genio, ele fez historia numa época em que nem se fala de lutheria.

Apesar de que, o melhor Do Souto que conheci (na verdade tenho que admitir que conheci poucos), achei bem inferior aos dos luthiers brasileiros de primeira linha de hoje.

Sim concordo, mas também era uma epóca bem diferente no Brasil, o caramara era isolado de informações, referencias, não tinha internet, cursos e fóruns de violão...

Mas o que eu mais gosto do Silvestre são os bandolins que ele fez para o Jaco.

Sim concordo, mas também era uma epóca bem diferente no Brasil, o caramara era isolado de informações, referencias, não tinha internet, cursos e fóruns de violão...

Com certeza Carlos !