Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Perna cruzada

Recommended Posts

Eu gosto de alternar, não entre a posição clássica e a perna direita, mas as duas pernas direitas no banquinho, apenas uma perna ou então perna cruzada.

Quem eu mais vejo variar de posição enquanto toca é o Yamandu, é bem curioso até:

Quanto ao suingue da perna direita, isso é um negócio que eu já ouvi falar também várias vezes. Marco Pereira é super suingado e toca na posição clássica, mas é o único exemplo que eu lembro agora.

A Ana Vidovic talvez toque aquela música com a perna cruzada por ser do Bensusan, que é um violonista de música popular. Curiosamente, eu fiz masterclass com ela, toquei com perna cruzada e levei o sabão tradicional que todo violonista clássico dá em quem toca com o instrumento na perna direita.

Eu gosto de alternar, não entre a posição clássica e a perna direita, mas as duas pernas direitas no banquinho, apenas uma perna ou então perna cruzada.

Eugenio você tem duas pernas direitas? Brincadeira amigo. :giveup:

O violão na perna esquerda no banquinho fica mais firme. Perna cruzada o violão balança muito.

Outra coisa que eu sinto dificuldade pra fazer com o violão na perna direita cruzada é a movimentação do braço para explorar timbres. Isso a posição classica facilita e muito, em compensação pra fazer pizzicatos eu acho mais fácil com ele na direita.

Eugenio você tem duas pernas direitas? Brincadeira amigo. :giveup:

O violão na perna esquerda no banquinho fica mais firme. Perna cruzada o violão balança muito.

Haha, essa foi boa, eu verifiquei hoje de manhã e eu tenho uma esquerda e uma direita mesmo! :risadinha:

Curiosamente, eu sinto o instrumento mais firme na perna direita.

Outra coisa que eu sinto dificuldade pra fazer com o violão na perna direita cruzada é a movimentação do braço para explorar timbres. Isso a posição classica facilita e muito, em compensação pra fazer pizzicatos eu acho mais fácil com ele na direita.

Na esquerda realmente é bem fácil, mas os timbres também podem ser explorados com facilidade com o violao na perna direita, eu também tinha a sensação de que dava mais trabalho, mas depende apenas de tirar um pouco o "descanso" do braço. Nonato Luiz, Baden, Bonfá, Rabello, essa turma explora muito as variações de timbre.

Outra posição interessante é a usada pelo Odair Assad, em alguns casos:

assad-duo.jpg

Ele usa o apoio no pé esquerdo, mas em vez de encaixar o violão na perna esquerda, apoia as extremidades da lateral do violão uma em cada perna. Essa eu acho bem confortavel e bacana também, um meio termo da postura clássica e com a perna cruzada.

Outra posição interessante é a usada pelo Odair Assad, em alguns casos:

assad-duo.jpg

Ele usa o apoio no pé esquerdo, mas em vez de encaixar o violão na perna esquerda, apoia as extremidades da lateral do violão uma em cada perna. Essa eu acho bem confortavel e bacana também, um meio termo da postura clássica e com a perna cruzada.

O Odair na verdade mudou de postura de novo, ele está tocando a La Rogério Caetano e Paco Peña, apoiando na perna direita, sem banquinho:

72009.jpg

É a posição que me sinto mais confortável, mas o lado negativo me detonaram.

Estou dosando as duas posições atualmente.

Marcos, posso estar enganado, mas olhando pelos vídeos, sempre achei você um pouco tenso com a perna cruzada, me dava a impressão de que você se curvava muito ou tendia a "abraçar" o instrumento com mais força do que o necessário. Com o banquinho na perna direita, você me parece mais confortável.

Marcos, posso estar enganado, mas olhando pelos vídeos, sempre achei você um pouco tenso com a perna cruzada, me dava a impressão de que você se curvava muito ou tendia a "abraçar" o instrumento com mais força do que o necessário. Com o banquinho na perna direita, você me parece mais confortável.

Não é tenso, tenho desvio na coluna e encurtamento, observe que meu joelho fica um pouco acima.

Edited by Marcos César