Jump to content
Vinicius de Abreu

Baden Powell e Quarteto - 1975

Recommended Posts

Desviando um pouco o assunto... Tenho uma curiosidade em saber se o Baden já se encontrou com o Raphael pra conversar, pra tocar em "OFF" , se eles já se falaram, já procurei notícias sobre isso e nunca encontrei ,,,Eu sei que o Baden, antes de falecer, fez um música instrumental em homenagem ao Raphael, Acho que um encontro dos dois, o encontro de duas gerações do violão brasileiro, se aconteceu, deve ter sido linda, mesmo que fosse apenas para conversarem, será que um encontro entre eles já aconteceu? fica a minha curiosidade à vocês...

Com certeza sim. O Baden já falou em algumas entrevistas ou situações sobre o Raphael, até pelo fato deles terem tido o mesmo professor. Creio que com certeza já chegaram a trocar uns acordes juntos.

Acho interessante o Zanon no programa dele sobre o Baden mencionar que o violão brasileiro se dividir em antes e depois do Baden, ou seja, ele foi um divisor de águas na história do instrumento.

1 Ano antes de sua morte tive o privilégio de vê-lo ao vivo aqui em Salvador e ele disse que embora fosse extremamente boêmio dedicava horas a fio estudando o instrumento o que lhe garantia uma habilidade como vemos.

O Meira também merece todo o nosso crédito e deveria ser mais estudado, pois ele nos deu 2 dos maiores gênios do nosso violão: Baden e Raphael.

Salve "Baden Powell de Aquino"!

Mais uma interpretação genial do Baden, no festival na Alemanha em 1970. "Samba Triste ", ele faz uma variação genial... O Maior gênio do violão Brasileiro e Mundial, VIVA BADEN !

No DVD Violões do Brasil um dos entrevistados cita o Baden como o violonista mais completo da história, e eu acho que isso é verdade. Ele teve uma carreira longa, explorou muita coisa diferente. Fez canções memoráveis com harmonias bem simples (mas não menos geniais), como Samba da Bênção e Canto de Ossanha, assim como outras mais intrincadas como Samba Triste e Samba em Prelúdio.

Eu tenho que concordar que o violão popular brasileiro se divide entre antes e depois do Baden, assim como o clássico se divide entre antes e depois do villa-Lobos, o de sete entre antes e depois do Dino. Não tem jeito, esses caras criaram uma linguagem para o instrumento e influenciaram demais em tudo que veio depois deles.

E viva o YouTube por permitir resgatar essas imagens sensacionais. Marcel, obrigado por postar o vídeo do Samba Triste, esse eu ainda não tinha visto.

Eu concordo com o Vinicius.. nesse vídeo mesmo aí acho o Baden bem "relaxado" em relação a interpretação violonística, parece q o cara ta meio ressaqueado, ahuahuah Pra mim o ponto alto desse vídeo é Pai e a interpretação q ele faz de Round about midnight, com um romantismo que doi até na alma.. da ate pra ver q ele ta meio q chorando alguma dor de cotovelo aí..

Alguém aí q manja de som, saberia qual a melhor equalização pra visualizar esse vídeo, pra conseguir escutar o baixo destacado do violao em um fone de ouvido comum? no caso eu to usando o winamp

No DVD Violões do Brasil um dos entrevistados cita o Baden como o violonista mais completo da história, e eu acho que isso é verdade. Ele teve uma carreira longa, explorou muita coisa diferente. Fez canções memoráveis com harmonias bem simples (mas não menos geniais), como Samba da Bênção e Canto de Ossanha, assim como outras mais intrincadas como Samba Triste e Samba em Prelúdio.

Eu tenho que concordar que o violão popular brasileiro se divide entre antes e depois do Baden, assim como o clássico se divide entre antes e depois do villa-Lobos, o de sete entre antes e depois do Dino. Não tem jeito, esses caras criaram uma linguagem para o instrumento e influenciaram demais em tudo que veio depois deles.

E viva o YouTube por permitir resgatar essas imagens sensacionais. Marcel, obrigado por postar o vídeo do Samba Triste, esse eu ainda não tinha visto.

De acordo Eugênio; tenho hoje 40 Cds do Baden e 3 DVDs, em 1997 quando me presentearam o LP "Violão em Seresta/Rio das Valsas" pirei com as possibilidades do instrumento, tive a honra de ser homenageado pelo prof Thales Guimarães no programa "o mundo do violão" sobre Baden, dedicado a me (momento narcisista)rs; em fim, Baden além do dominio na escola clássica estudada com Meira, se tornou algo "na e além da bossa nova", no melhor livro já escrito sobre a história da bossa que já li e possuo: Titulo "Chega de Saudade" o Baden informa em entrevista que por várias vezes ensinou muitos macetes a: João Gilberto, e Baden diz que ficava encabulado pois o cara era mais velho que ele.

LP Rio das Valsas

http://www.youtube.com/watch?v=CVjoyLCJHjw

Faixas

1 - Rosa
Baden Powell
5:41
2 - Serenata Do Adeus
Baden Powell
5:16
3 - Valsa Sem Nome
Baden Powell
3:34
4 - Primeiro Amor
Baden Powell
1:54
5 - Velho Amigo
Baden Powell
4:19
6 - O Que Tinha de Ser
Baden Powell
4:26
7 - Chão de Estrelas
Baden Powell
4:54
8 - Canção Do Amor Ausente
Baden Powell
3:42
9 - Revendo O Passado
Baden Powell
5:34
10 - Valsa de Euridice
Baden Powell
4:47

Para quem deseja conhecer mais sobre a discografia do Baden, basta seguir do lado da pagina acima no youtube, dezenas de álbuns dele completos.

CarlosEdu,

sou meio conversador com mp3 etc etc.

Alguma dica de como você conseguiu esses 40 cds do Baden? Algum site?

Eu infelizmente só tenho uns 15....

Edited by Dilson