Jump to content
Sign in to follow this  
luiscaraubas

Canhotos que tocam como destros

Recommended Posts

Senhores é um imenso prazer estar neste fórum. Sou um iniciante e estou começando a conhecer esse mundo do violão agora. Primeiramente, muitíssimo obrigado pelos ensinamentos que vocês me deram, confesso que aprendi muito aqui. E estou abrindo um tópico que na verdade não é nenhuma novidade. Sou canhoto. No início, invertí as cordas e ficou muito mais fácil tocar violão. No entanto, encontrei dois amigos canhotos que tocam como destros e me falaram das dificuldades, mas me recomendaram a tocar como destros. Outra coisa que me impulsionou muito foi a simplismente conhecer esse mundo de violões que é viciante e fascinante, e 99% dos violões são na configuração destra (é pessoal, o mundo não é justo). Nem preciso dizer o quão estou sofrendo (quem passou por isso sabe do que falo), mas gosto de pensar numa frase do Napoleon Hill ''Certos obstáculos são bençãos disfarçadas''.Bem pessoal, meu maior objetivo com esse tópico é ver os relatos as experiências das pessoas que são canhotas e tocam como destras ou tem algum amigo nessa situação ou que passou por ela.

Muitíssimo obrigado pela atenção,

Luís.

Luis, seja bem-vindo.

O meu irmão mais velho é canhoto e toca como destro. O repertório dele é MPB, ele nunca teve queda pelo clássico nem pelo instrumento. Dizem que canhoto se interessa muito por harmonia, e no caso dele isso é verdade, meu irmão sempre foi um harmonizador nato. Obviamente, existe trocentos destros que entendem tudo de harmonia.

No Brasil, Guinga talvez seja o caso mais famoso de violonista canhoto que toca como destro.

Seja bem vindo!

O Baden e Marcel seu filho, são canhotos e tocavam (e toca) como destros. Essa é a questão, vc ficará limitado apenas com o seu violão e mais nada.

Eu tinha um professsor, que era canhoto, dizia que quando se está aprendendo um instrumento vc tem dificuldades em ambas as mãos, não tem jeito.

Estudei com Henrique Rebouças que atualmente faz especialização na Alemanha, ele é canhoto e toca como destro.

Se está começando, eu sempre recomendo aos meus alunos inciarem como destros.

Eu sou canhoto e toco como destro. No final de 2012 inverti as cordas para ver se seria melhor. Meu professor achou que seria perda de tempo, mas eu tinha que experimentar.

Fiquei com as cordas invertidas até março desse ano. Realmente, foi uma total perda de tempo! Era horrível fazer acordes com a mão direita, e os arpejos com a esquerda não eram melhores. Aí, voltei à posição destra.

O Cristian Dozza, do Quaternaglia, também é canhoto e toca como destro. Conversei com ele rapidamente após uma apresentação do Quaternaglia e disse que era canhoto como ele e tocava como destro (não tão bem quanto ele, é claro). E ele disse que era melhor assim, e que isso ia facilitar muito a minha vida.

Abraço

Eu sou guitarrista/violonista canhoto q toca como destro. De qq maneira faco muitas mais coisas da vida normal como destro, apesar de sabe-las fazer como canhoto tb. Nao tenho arrependimento de ter aprendido deste jeito. O lado bom eh q a esquerda, a mao mais importante no violao ja tem certa facilidade natural. A direita vai sempre seguindo atras. Alguma hora ela chega junto e vc comeca a tocar sincronizado. De qq forma, posso dizer q os ligados sao minha preferencia por ter muito mais habilidade na esquerda. Deve ser assim com todos...

Se puderem assistam a este filme onde toco com a mao direita engessada. Ainda mais dificil para ela... :bye1:

TEm muita gente... A Flavinha Prando, o Jaime Ernest Dias, acho que a Maria Haro tb...

Tem um grande amigo meu, que tocamos juntos, que é canhoto e toca como destro. Ele tocava viola (de orquestra). Daí ele me falou: Po, o troço foi feito assim, eu vou virar pra que? E se eu fosse tocar piano? Ia inverter o piano?

Pensei muito nisso. E é verdade, a coisa foi feita de um jeito. Mas muito legal esse tópico.

Acho que o canhoto, tocando como canhoto, tem uma boa desvantagem que é nunca conseguir tocar um violão que não é seu. Um amigo meu é desses, sempre quis ver como é um violão de luthier, tocar, e quando foi em casa, não conseguiu fazer nada.

Imagina um canhoto desses num encontro aqui do forum? Ia passar a maior vontade!

Também sou canhoto puro, tanto de mão como de pé, não sei fazer nada com a mão direita.

Entretanto digitar ou solar no violão tanto faz.

Como é um canhoto no piano?

Acredito que tanto faz?

O bom como o Vina disse, é que podemos tocar em qualquer violão que não o seu, a não ser que seja de canhoto.

Além disso o seu professor terá mais facilidade em te ajudar.

abs

Eu me pergunto se a tendência natural do canhoto é realmente tocar invertido? A mão forte é sempre a que articula os harpejos e o ritmo? Será que também não tem canhoto que tem mais facilidade pra tocar como destro?

Mas a realidade é que os instrumentos musicais foram supostamente feitos para destros, não tem muito pra onde correr.