Jump to content
Sign in to follow this  
luiscaraubas

Canhotos que tocam como destros

Recommended Posts

É só imaginarmos o seguinte, exemplificando: Você toca como destro. Tente se imaginar digitando escalas com a mão direita e realizar arpejos com a mão esquerda, invertido. Estranho, né? Mas quando se começa, realizar esses movimentos normalmente era tão estranho quanto. Então, é questão de treino.

Eu me pergunto se a tendência natural do canhoto é realmente tocar invertido? A mão forte é sempre a que articula os harpejos e o ritmo? Será que também não tem canhoto que tem mais facilidade pra tocar como destro?

Mas a realidade é que os instrumentos musicais foram supostamente feitos para destros, não tem muito pra onde correr.

Eu concordo com o Eugênio, acho que tem canhotos com mais facilidade para tocar como destros (que não é o meu caso :no: ).

Mas quando eu penso na possibilidade de não poder conhecer violões maravilhosos, como disse Vinicius, ficar só na vontade....

Prefiro superar a dificuldade e aprender a tocar como destro. :guitar:

Eu não acho que o violão tenha sido feito pra destros. Tanto faz segurar de um jeito ou de outro... o que se convencionou é que a mão esquerda fica na escala. Isso é uma convenção, não tem nada a ver com o fato de as pessoas serem destras ou canhotas. É a minha impressão.

A lenda diz que Armandinho é ambi-destro, que ele toca bandolim tanto de um lado quanto do outro. O contexto em que eu ouvi essa história também foi bastante curioso.

Eu não duvido, mas também nunca consegui confirmar a lenda. É menos complicado do que violão, mas assumindo que é verdade, não deixa de ser uma proeza.

Um vez eu vi um vídeo de um ambidestro no violão, acho que era americano. Era impressionante, ele simplesmente virava o instrumento e fazia igual. Procurei aqui mas não achei...

Eugenio, entrega aí pros amigos que contexto foi esse. :)

Um vez eu vi um vídeo de um ambidestro no violão, acho que era americano. Era impressionante, ele simplesmente virava o instrumento e fazia igual. Procurei aqui mas não achei...

Eugenio, entrega aí pros amigos que contexto foi esse. :)

Caramba, passei batido aqui, mas antes tarde do que nunca.

Armandinho sempre foi um cara muito aberto e receptivo e morava na Cidade Baixa, no bairro da Boa Viagem, que e' uma regiao de Salvador que na epoca era conhecida pelo estilo mais interiorano de vida e mais comunicativo entre os vizinhos.

Tinha um conhecido que tocava bandolim, tocava muito bem e foi visitar Armandinho, marcou, compareceu e eles comecaram a improvisar. Ele ficou empolgado, estava conseguindo tocar, tirar as coisas, tocar com velocidade, quando ele comecou a ficar empolgado, diz a lenda que Armandinho virou o bandolim pra o lado canhoto e continuou tocando tudo do mesmo jeito, ai o nosso amigo aspirante a musico so restou comentar:

--- Assim e' f... eu tinha que ser um animal pra conseguir tocar desse jeito, eu nao precisava passar por essa humilhacao!

Mas como eu disse, e' lenda nao verificada, aquele tipo de historia que nem vale a pena tentar saber se e' verdade (como a historia do palavrao do Radames e a cerveja no teto depois de ouvir o Canhoto da Paraiba).