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Helio de Paula

Óleo x verniz

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Não saberia dizer com minúcias técnicas, mas, grosso modo o PU ou verniz sintético poliuretano seria a combinação química à base de resinas acrílicas e seus reagentes, e o óleo de que falo, seria composto de resinas vegetais, e que poderiam substituir os sintéticos no acabamento de instrumentos musicais, como por exemplo, óleo de linhaça ou óleo de tungue, polimerizados. E, claro, com alguns aditivos com objetivos específicos de adequar suas propriedades à utilização desejada, como por exemplo agilizar a secagem, permitir melhor cristalização, dureza e etc...

Edited by Helio de Paula

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Pelo que eu já li, o verniz com base em oleo tem um grande problema de sacagem, que demora muitos anos, consequentemente também sua cristalização com a madeira. A tendência seria um verniz sempre um pouco úmido, não completamente seco, o que pode reagir com temperatura e talvez virar uma lambança.

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TUdo que é excesso é ruim, e também quando falta é igualmente pior.

Porém bem usado pode ser uma idéia interessante.

Tru-oil é usado em armas, para manter o acabamento que chamamos de oxidação que evita justamente a oxidação por suor ou agua ou seja, evita a ferrugem, grande problema das armas mas usa-se principalmente nas madeiras das armas. Essas devem estar secas, pois o peso delas prejudica o tiro e o controle da arma, porém uma madeira extremamente seca racha ou estoura com um unico tiro. Logo mante-la hidratada é importante.

Manter os instrumentos hidratados também é muito importante, em especial as escalas que sofrem muita pancada e torçoes. Ja nos acusticos, manter as madeiras secas porem hidratadas eleva sua vida útil.

Porem hidratar em excesso é ruim, muito ruim, em qqr item de madeira pois incha a mesma, eleva o peso (já vi mais que dobrar, também usado para mascarar moveis com madeiras ruins fazendo se passar por moveis de madeira de lei, pelo peso e aparencia final) e torna a madeira novamente VERDE (no jargao dos instumentistas).

Como se deve hidratar? Particularmente prefiro centenas de vezes usar oleo de peroba que os hidratantes comerciais (poliflor e semelhantes), basta fazer como no video, um pouco num pano, passe, deixe alguns segundos, passe um pano seco ou papel higienico tirando o excesso e dando o polimento final.

Duas ou tres demãos, são suficientes para deixar a madeira tratada por meses ou quase 1 ano, dependendo de onde ficar.

Nao deixe a madeira enxarcar ou ter excesso, jamais.

Com o tempo, voce notara que a madeira irá clarear, fosquear ou visualmente secar, é sinal de que o oleo foi totalmente expulso, carecendo de nova aplicacao.

Onde há o verniz PU grosso, pouco havera de melhora, alem do toque e visual, pois o mesmo é grosso, quanto mais fino ou poroso o acabamento, mais o oleo permeia.

Vantagens de usar o oleo de peroba: rapido, barato, da um visual magnifico, nao precisa de um curso pra fazer isso, hidrata a madeira, conserva e deixa tudo liso como um sabao ehehe otimo pra nao grudar sujeira ,marcas de dedo, suor, etc... Esconde diversos riscos e batidinhas, pq iguala as cores.

Desvantagens: nao é perene, em excesso prejudicaria o instrumento, pode manchar ou alterar a cor (em madeiras mais claras tende a escurecer um pouco, e em madeiras mais escurar tende a deixa-la mais escura, isso ressalta os detalhes e veios das madeiras, fica lindo particularmente falando, mas nem sempre é o desejo do dono, mas nao é qqr madeira que isso ocorre, nem mesmo em madeiras da mesma especime, tive uma escrivaninha de cerejeira que nao aconteceu nada, ja com uma bancada ficou bem escura, eu ate gostei, inclusive refiz o tratamento alguns meses depois pq estava bem seca e clareou muito).

Nao sei qual a formula do tru oil, mas deve ser muito parecida com do oleo de peroba. Nao me admira que muitos luthiers só usem isso como acabamento é fantástico.

Particularmente, acho o PU mais prático para a grande maioria, mas certamente, depois de algumas decadas o PU vai deixar a madeira muito seca e o proprio PU vai rachando e criando fissuras, a goma lama nao tem esse problema mas em super delicada, certamente em alguns anos ou decadas nem vai mais existir, obrigando o dono a hidratar sempre o instrumento. No fim das contas, vai ter que hidratar de alguma forma, se nao tiver nada soh o oleo ali, fica mais facil manter tudo bonito e novo... Mas nao é muito prático pra qm nao liga ou nao tem cuidado.

Eu adoro instrumento fosco ou acetinado, acho muito bonito, estaria no topo das minhas vontades, depois o oleo, depois o PU e por fim a goma laca.

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ah esqueci, verniz a base de agua sempre é preferivel por diversas questoes, seca mais rapido, mais sustentavel, acabamento melhor, dura mais tempo brilhando que o base de oleo. porem é mais duro ou seja, pior pra trabalhar, eliminar riscos, polir e pode causar trincas ou fissuras no acabamento com o passar dos anos se nao for aplicado com esmero e bem tratado.

mais ou menos como nos carros (q eh quase o mesmo verniz), os carros antigos o verniz era base oleo, muitas vezes vc ve um carro antigo com pintura feia, verniz descascado etc, mesmo sendo bem cuidado, mas pra polir esses carros e puxar a cor é bem facil, pois o verniz eh mole, basta uma politriz e uma massa de polir vagabunda. Ja nos carros atuais, a pintura dura muito mais, mesmo mal tratada, só que acertar a pintura, polir etc, demora muito mais, precisa de uma excelente politriz e polishes de ultima geracao, senao vai lascar tudo.

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