Jump to content
Sign in to follow this  
Vinicius de Abreu

Tessarin nº686

Recommended Posts

Depois de quase um ano da data de encomenda, finalmente estou com o meu Tessarin em mãos!

Nesse topico postarei algumas fotos tiradas aqui em casa por mim, as configurações do violão e as primeiras impressões que tive do instrumento.

É o violão nº686 (!!!) do luthier, com as seguintes configurações:

Tampo: Abeto com 10 anos de secagem

Fundo/Laterais: Jacarandá Indiano

Escala: Ébano

Braço: Cedro

Verniz: PU no violão inteiro

7 Cordas

Tornavoz

O acabamento do Tessarin é simplesmente monstruoso. Fico realmente impressionado em como ele consegue esse nivel de detalhe, de acabamento e qualidade nos seus instrumentos, não tem NADA fora de lugar, nada.

DSC_0014.jpg
DSC_0015.jpg
DSC_0016.jpg
DSC_0017.jpg
DSC_0018.jpg
DSC_0019.jpg
DSC_0020.jpg
DSC_0021.jpg
O violão apesar de ter apenas 3 dias de vida e ter o tampo em abeto, soa muito aberto. É perceptivel que apesar do violão já estar assim, tem muito o que evoluir, principalmente na região aguda (que já soa bem!). Desde que toquei ele pela primeira vez até agora, já dá pra perceber uma pequena diferença no som, quero só ver como ele estará daqui uns 6 meses.
A tocabilidade é muito, mas muito boa. Eu nunca toquei em um violão tão fácil e tão macio. Já tive violões de 2 grandes luthiers e nenhum deles chega ao nivel de conforto que o Tessarin conseguiu nesse instrumento. Pestanas que eram um pouco trabalhosas pra mim agora parecem brincadeira de criança.
O volume é excelente, não é um violão canhão, mas ele tem muito som. É tudo muito bem equilibrado, bem afinado, tudo muito no lugar.
O timbre do violão já é excelente, bem redondo, caiu muito bem para a minha mão. Está encordoado com Hannabach, inclusive a sétima, é um encordoamento que pro momento, caiu legal. Irei futuramente experimentar Augustine Regals e D'Addario Composites nele. Creio que o Tessarin coloca algum tipo de bruxaria nesses violões, pois o trimbre é extremamente envolvente, sedutor, é um violão que faz você querer tocar para o resto da vida, sem parar.
E aqui mais algumas fotos. Aos fotografos profissas (Teté), perdoem minha baixa experiencia com a camera!
DSC_0022.jpg
DSC_0023.jpg
DSC_0024.jpg
DSC_0025.jpg
DSC_0026.jpg
DSC_0027.jpg
DSC_0028.jpg

Que maravilha! Confesso que olhando essas imagens só dá vontade de encomendar um também. Conhecendo a qualidade dos instrumentos do Tessarin a gente já fica imaginando como é o som desse violão. Parabéns Vina! Agora, é tocar bastante para o violão desenvolver todo o seu potencial. Só tenha cuidado com os alongamentos e intervalos pra não ter problemas com lesões - com instrumento novo, é bem comum a gente se empolgar...

De fato, apesar do fotógrafo..rs... o violão é lindo.

Nunca tinha visto ou reparado, é normal a sétima corda ficar fora da escala a partir da 12ª casa ou isso é próprio do Tessarin?

Que coisa linda, hein, Vina! Só não vale tocar depois de encher a cara de cerveja! Realmente, acabamento primoroso, bonito demais! Seja bem vindo ao time dos 7 cordas de pinho!!!

Quanto às fotos, estão joias, estão boas o bastante pra deixar todo mundo aqui com vontade de tocar, rsrs.

Abraços

De fato, apesar do fotógrafo..rs... o violão é lindo.
Quanto às fotos, estão joias, estão boas o bastante pra deixar todo mundo aqui com vontade de tocar, rsrs.

Olha ai, Dilson! Não ficaram tão ruins assim! Hahaha.

Violão novo é um barato, a gente triplica o cuidado, olha 4x se existe alguma quina antes de qualquer movimento, passa flanela de 2 em 2 minutos, que frescura!

Nunca tinha visto ou reparado, é normal a sétima corda ficar fora da escala a partir da 12ª casa ou isso é próprio do Tessarin?

Dilson, isso ai o Tessarin costuma fazer como padrão nos violões de 7 dele, mas se pedir pra não ter esse recorte, ele faz sem. Ele chegou a me mandar um e-mail perguntando se era eu quem tinha pedido sem o corte, e eu pessoalmente acho muito legal com ele.

Vina,

Parabéns! Seja bem vindo a mundo do 7!

Único contra são as tarrachas, iguais as que estão no meu Lineu. Falando nisso, onde consigo boas para 7?

abs

Ô Marcão,

O Lineu que eu tinha eram com as mesmas tarraxas e nunca tive problemas. Não são comparaveis com umas Graf ou Rogers da vida, mas elas cumprem bem seu papel. Mais pra frente se elas apresentarem algum problema, irei investir um dinheirinho e comprar umas tarraxas bacanas pra ela.

Parece que um bom custo/beneficio são as Gotoh Premium, mas no nosso caso, teria que comprar um jogo a mais só pra serrar.

(...)

Parece que um bom custo/beneficio são as Gotoh Premium, mas no nosso caso, teria que comprar um jogo a mais só pra serrar.

Nesse caso compensaria juntar 2 "setecordistas" pra "rachar" 3 conjuntos de tarraxa e deles fazerem 2 jogos para 7 cordas.