Jump to content
Sign in to follow this  
Márcio Ronei

Captação do violão da Ana Vidovic

Recommended Posts

Pessoal, notei num dos vídeos da Ana que há uma jack no instrumento. Alguém sabe dizer que marca/modelo de captação ela usa (quando usa)? No link abaixo, é possível ver o jack. Aliás, a composição tb é bem bacana:

Enfim, se alguém souber a informação, agradeço. Abraços, Márcio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi, Fernando. Rapaz, embora o violão usado na gravação tenha sistema de captação, repare que não está sendo usado não. Nesse vídeo que postei, a captação do som do violão é feita com microfone mesmo. Imagino que raramente (ou praticamente nunca!) a Ana use captação pra tocar, mas confesso que fiquei curioso pra saber qual seria essa captação! Abraço, Márcio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Márcio, eu vi que o video foi gravado com microfone. O que eu quis dizer é que sempre comentamos que o fato de furar o violão pra colocar captação altera o som original do instrumento.

Mesmo furado, eu quis dizer que o som desse, dá pro gasto, rs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

nao acredito que mude o som, de forma perceptivel a ponto de ser impositivo ou nao a compra.

do contrario grandes luthiers nao fariam eletricos muito menos sound ports...

acho que esse é mais um grande mito propagado pelo achismo total.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olás, Fernando e Astra. Sim, verdade, o sound port é um dado inegável de que se houvesse alteração significativa do som, esse tipo de tecnologia (furação) seria inadequado. No caso da Ana e outros violonistas que vejo, normalmente preferem a captação passiva. Daí, é só a furação do jack mesmo e mais nada! Abraços, Márcio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra essa gravação se não me engano ela usa dois microfones, um de frente para o violão e outro por cima como se estivesse pendurado no teto, como se faz com violino.

Ironia do destino é que quando fiz um master class com ela há muitos anos atrás ela me disse pra não tocar com a perna cruzada. O mundo dá muitas voltas! :devilsmiley:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Márcio, só um detalhe: há modelos de preamp que não precisam de furos no violão, como o que integra o sistema matrix infinity da fishman. Ele fica acoplado dentro do violão, com os controles de volume e equalização acessíveis pela boca do instrumento.

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exato, Mário. Cheguei a comentar com vc em outro tópico que vou investir justamente nesse modelo da Fishman. Posteriormente, quando meu bolso "respirar", tô a fim de espetar o violão no Aura. Acho que posso conseguir resultados minimamente aceitáveis e menos artificiais. Vamos ver!

Márcio, só um detalhe: há modelos de preamp que não precisam de furos no violão, como o que integra o sistema matrix infinity da fishman. Ele fica acoplado dentro do violão, com os controles de volume e equalização acessíveis pela boca do instrumento.

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é, Eugênio, estranhei demais aquela perna cruzada dela!! hehe

Pra essa gravação se não me engano ela usa dois microfones, um de frente para o violão e outro por cima como se estivesse pendurado no teto, como se faz com violino.

Ironia do destino é que quando fiz um master class com ela há muitos anos atrás ela me disse pra não tocar com a perna cruzada. O mundo dá muitas voltas! :devilsmiley:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×