Jump to content
fernandofaria

Custa benefício para tarraxa em violão definitivo

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho um modelo estudante (TS6) do Emanuel Carvalho e por recomendação de meu professor, estou para comprar um violão mais expressivo, pra explorar um pouco melhor a interpretação.

Enfim, estou pra comprar um violão que eu gostaria que fosse definitivo e já fiz uma pesquisa com alguns luthiers. O que eu gostaria de saber é que tarraxas vocês acham um bom custo benefício para um violão que gira em torno de 8 mil reais.

Pergunto sobre custo benefício porque não queria gastar esse valor em um violão que viesse com um tarraxa mais ou menos, mas também sem gastar uma fortuna que jogaria o preço do violão muito lá pra cima.

Não entendo nada do assunto, então resolvi perguntar por aqui.

Um dos luthiers que eu pesquisei usa tarraxa der jung. Alguém conhece?

Eu sugiro Gotoh Premium. Eu tenho em três violões, são tarraxas japonesas, macias, duráveis, eu consideraria o melhor custo benefício dentro dos modelos industriais, na casa de US$200 nos EUA.

Fernando, difícil é ter violão definitivo, hehehehe, lenda urbana. A gente sempre acaba comprando mais um.

As tarrachas que o Eugênio falou são realmente muito boas. Saiu daí, tem as Rodgers e as Graf, bem mais caras, mas simplesmente sensacionais.

Oi Canduta, que vida difícil né, rsrs. Eu concordo com você, deve ser impossível um violão definitivo.

Deixa eu explicar melhor: na verdade o que eu quis dizer com violão definitivo é um instrumento que eu não precise trocar tão cedo.

Uns 3 anos atrás eu vim aqui no fórum pedir alguns conselhos e tinha receio de comprar algum instrumento top e acabei fazendo a escolha de comprar um emanuel carvalho de estudo. Os anos se passaram e meu professor conversou comigo numa boa e disse que para o que vamos estudar daqui pra frente, eu deveria pensar em ter um violão melhor e tal. Bem, foram 3 anos e eu nem estudei tudo isso, levando em consideração que tenho um trabalho não relacionado com a música.

Se hoje eu pudesse voltar no tempo, já teria pego algum violão superior naquela época, dinheiro eu até tinha (não sobrando, claro, rsrs) mas tinha medo de gastar muito e me arrepender.

O meu até hoje, me serviu muito bem. O receio que eu tenho hoje já não é mais com relação a gastar valor x num instrumento de algum luthier reconhecido, mas de dar grana essa grana toda num instrumento dito top e colocar uma tarraxa que não seja compatível com o restante.

Em tempo, vocês sabem onde posso (e se posso) comprar tarraxa gototh no Brasil?

Numa busca rápido caí no site de um luthier que diz ser revendendor autorizado da gotoh no Brasil. Alguém conhece?

http://www.edmarluighi.com.br/loja/produto/tarraxas-ctrava-gotoh-dourada-33-sd90-slmg-gg-magnum-lock/

Edited by Fernando Faria

Dando uma olhada no link que vc passou, aparentemente não há o modelo Premium disponível, Fernando. Tentei comprar certa vez num site europeu e informaram que não se responsabilizavam por extravios enviados para o Brasil. Bom, trocando em miúdos, acabei pegando as Schaller mesmo, as melhorezinhas que costumamos achar com alguma facilidade no Brasil. Agora, meu violão custou bem menos que 8 mil. No seu caso, tb acho que vale a pena pesquisar uma tarraxa melhor. Eu soube pelo meu professor que o Vergílio Lima, aqui de MiInas Gerais, costuma trabalhar com Schaller e com outra marca, de qualidade superior a Schaller, e que ele tem no atelier dele. Só não sei se é pra uso próprio ou se ele venderia externamente para interessados. Só vc fazendo contato com ele pra saber qual é a tarraxa e se venderia o produto. Procure pelo site dele no google e faça contato. Abraço, Márcio.

Edited by Márcio Ronei

Eu já fui mais pilhado com relação a tarraxas, mas hoje me contento com as Schallers que os luthiers mandam. Quando elas ficarem ruins, coloco outras da mesma marca. Já vi Schallers durarem uns bons anos segudando a afinação tranquilamente.

No site da LMI(www.lmii.com) tem Gotoh premium pra vender. So não sei se eles mandam para o Brasil. Os luthiers daqui do fórum saberão dizer...

RBPaiva, foi justamente nesse site que tentei comprar. Até mandam pro Brasil, mas não se responsabilizam por extravio. Insisti na compra mas não sei por que cargas dágua, não aprovaram meu cartão (e olha que tinha saldo! hehe). Bom, tomei como um "sinal" de que o que eu julgava um bom negócio poderia sair caro, caso houvesse mesmo extravio. Daí, comprei as Schaller com o Oscar da Strings. Agora, sei de várias pessoas que conseguiram comprar na www.lmii.com. Então, é tentar mesmo e pagar pra ver (literalmente!).

Edited by Márcio Ronei

O link em questão é para tarraxas Gotoh de guitarra.

No Brasil não sei se tem quem represente. Vale a pena tentar a guitanda, mas eles também representam Graf e outras tarraxas mais caras que eu não acho que valem o custo benefício da mesma forma que Gotoh Premium.

Até onde me consta, trocar de tarraxa não costuma deixar marca no violão. Mas eu acho meio contra-mão, prefiro a idéia de tarraxa definitiva, que você só troca se houve um acidente e ela quebrar.