Jump to content
Marcosviolao

Pinho ou cedro? Violão brasileiro

Recommended Posts

Amigos,
Qual ou quais violonistas brasileiros criaram esse estereótipo do cedro em nossa música?
Sempre percebi essa inclinação, e, confesso que gosto mais... O fato é que o número de violões com tampo de cedro é maioria.
Nem preciso listar aqui os violonistas que usam cedro.
Vocês tem preferência ou seguem a dinastia rs?
Qual a opinião de vocês?
Abs

Marcos, sempre gostei muito do som do cedro. Encorpado, pesado. O fato é que, ultimamente, tenho buscado mais a clareza do som, limpeza, não fazer tudo tão rápido, mas quando for rápido, que saia limpo. Considero minha técnica deficiente. O fato é que, dados estes motivos, no meu caso, estou optando pelo pinho. O cedro tende a ofuscar ou minimizar meus defeitos. O pinho mostra exatamente onde é o problema. Isso me ajuda a treinar e limpar vários trechos ruins, Então, sou momentaneamente a favor do pinho.

Ah, se tratando de música popular brasileira, a maior parte é pinho sim. Do clássico, é o pinho. O Yamandu tem um baita violão de pinho, 7 cordas, do tal luthier canadense. Acho aquele violão uma maravilha. Mas ele não usa mais..

Aproveito para lançar outra pergunta que talvez indique um caminho pra sua.

Será que a percussividade do cedro não foi a característica que chamou a atenção, uma vez que nossos ritmos são em grande parte pautados no balanço que a percussão proporciona?

Eu acho que sim, Pedro. O que eu acho tem a ver com o que o Moisés disse e é o seguinte: O cedro é bem menos dedo duro do que o pinho, e pra quem tem uma técnica não tão afiada, isso pode ser uma bela ajuda, esses erros buzinam na nossa orelha de uma forma incrivel. Acredito que alguns músicos de violão popular não tem aquela baita técnica, embora outros tenham tanto dedo que poderiam simplesmente tocar até em lata de oleo que não ia aparecer problema nenhum. Isso, somado ao som mais escuro e percussivo do cedro, dão a preferência no popular, ainda mais com a nossa música sendo tão ritmica e suingada, a percussão é muito interessante pro instrumento.

Mas isso não é lá muito decisivo. O Baden gravou muita coisa em violão de pinho com uma percussividade absurda. Bem, mas ai era o Baden, né.

No Brasil eu acredito que essa historia de pinho e cedro apareceu mais a partir do Raphael Rabello.

Todo mundo ouvia o Baden sem ficar encanado com qual era a marca ou luthier do violao que ele tocava. Joao Gilberto tambem ja usou pinho e cedro e o violao que mais chamava a atencao era o Tarrega, por causa da boca oval.

O pessoal do Classico que era mais encafifado com essa historia de madeira.

Na decada de 80 comecaram a aparecer os luthiers como Sugyiama, Abreu e Tessarin, ai esse topico veio a tona com forca total.

Humm, Rabello? O fato é que virou uma febre o tampo de cedro aqui no Brasil.

Por ex: Quando pensamos no Lineu Bravo, só vem a cabeça o tampo marrom "cedro", muito difícil encontrar um pinho dele.

Nem acho que o Raphael quis criar moda, mas como os violões que ele usava a partir de uma certa época eram de cedro, isso criou uma visibilidade e uma demanda.

E sem falar no nome do Luthier Mario Passos que também ficou conhecido por tabela.

O violão que ficou marcado como O violão da música popular nos anos 80 foi o Sugyiama, que praticamente só usa cedro. Deve ser um dos fatores que contribuiu pra essa identificação.