Jump to content
Marcosviolao

Pinho ou cedro? Violão brasileiro

Recommended Posts

O violão que ficou marcado como O violão da música popular nos anos 80 foi o Sugyiama, que praticamente só usa cedro. Deve ser um dos fatores que contribuiu pra essa identificação.

Bem pensado...

Pensei que o Sugiyama fazia mais pinho do que cedro. Se não me engano, a turma que tinha violão do mestre japonês (João Bosco, Toquinho, Turibio Santos, entre os mais destacados) usava pinho.

Pra ser sincero, eu não me lembro de ter visto pessoalmente nenhum violão do Sugyiama com tampo de pinho.

Dando uma googlada rápida, pode-se ver o João Bosco com um Sugiyama de pinho, mas também tem imagens dele com um de cedro, que eu acredito ser mais novo. Fica dificil pois o pessoal deve ter tido mais de um instrumento do japonês ao longo da carreira. Hoje eu sei que o João Bosco tem um Lineu Bravo, o Chico Buarque parece ter um também.

O violão que ficou marcado como O violão da música popular nos anos 80 foi o Sugyiama, que praticamente só usa cedro. Deve ser um dos fatores que contribuiu pra essa identificação.

E que coincidentemente fazia muito violão pro pessoal Mpb/ popular, aí já viu...

É o que anda acontecendo com o Lineu nos dias de hoje, uma penca de figurões tem um violão dele, todos de cedro, seis cordas e escala elevada.

Hahaha...E vai além disso: até um monte de luthieres tem feito violões assim pros "figurões".