Jump to content
mbscardoso

Técnicas do violão brasileiro

Recommended Posts

Slap

No violão clássico a técnica é chamada de "pizzicato Bartok", mas no violão popular a forma de produzir o som e a velocidade estão muito mais ligadas ao baixo elétrico, por isso o nome "slap". Marco Pereira chama para si o mérito de ter introduzido essa técnica no violão brasileiro através de uma peça, "Num Pagode em Planaltina".

No Brasil a técnica ainda tem adoção limitada, mas outro violonista que usa bastante a técnica é o Mário Eugênio

Perguntar é comigo mesmo. .. Hehehhe

Não lembro de ter visto uma compilação desse tipo antes, era algo que eu vinha querendo fazer há muito tempo, mas agora que acordei do coma, coincidiu de aparecer a oportunidade. Eu agradeço ao Marcos Vinnicius pela pergunta, ao Vina pelas dicas e explicações, e a todos os que gravaram os vídeos didáticos, em especial o Renato Candro, sempre muito didático.

Acho que ainda tem mais uns 2 itens, em breve eu listo.

Bacana o topico, lembrei de um video do Edu lobo que ele fala da influência da técnica do Baden. Achei esse excerto, mas infelizmente ta sem a fala do Edu Lobo:

Polegar à la Tardelli

Esse é um tópico sujeito a muita discordância e eu reconheço que está longe de ser algo consolidado como técnica do violão brasileiro, mas ainda assim achei importante ter o registro. O polegar esquerdo já foi usado por Carlos Barbosa-Lima e em algumas peças clássicos também já vi violonistas usando o polegar esquerdo para ajudar a formação de acordes, mas o jeito do Tardelli usar vai além disso em termos de velocidade e extensão, ele chega até a fazer pestanas com o polegar.

O Guinga adotou a idéia, fora do Brasil tem o Ricardo Vogt. Só o tempo dirá.

F.C.: Obrigado por postar os exemplos! :thumbsup:

Notório saber é você que sabe tudo do Raphael Rabello!

Uma lista bem rápida do que foi compilado até agora?

* Rasguado brasileiro

* Pedal com p-i

* Alzapúa

* Abafamento/Clique/Estalo

* Nota percussiva

* Slap

Li em algum lugar que o Canhoto fazia um vibrato apertando o violão contra seu peito e tremendo o corpo, alguém sabe se isso é verdade e se alguém mais utiliza ou utilizou essa técnica?

Hahahaha, tem um trêmulo que Marco Pereira faz que ao tocar o Indicador ele toca as três cordas, fazendo soar um acorde, é semelhante ao que baden fazia, só que Baden era "im".

Eu tenho usado também para tocar samba.