Jump to content
mbscardoso

Técnicas do violão brasileiro

Recommended Posts

Li em algum lugar que o Canhoto fazia um vibrato apertando o violão contra seu peito e tremendo o corpo, alguém sabe se isso é verdade e se alguém mais utiliza ou utilizou essa técnica?

Fazia, sim. O vibrato dele era bem exagerado. Diz a lenda até que ele ficou doente por causa disso, mas essa parte não sei se é verdade. Não acho que isso criou uma escola, os violonistas das gerações posteriores faziam vibrato com o dedo mesmo, como era o caso do Dilermando, também outro mestre do vibrato no violão.

Hahahaha, tem um trêmulo que Marco Pereira faz que ao tocar o Indicador ele toca as três cordas, fazendo soar um acorde, é semelhante ao que baden fazia, só que Baden era "im".

Eu tenho usado também para tocar samba.

Tem gente que também faz só com o indicador pra cima e pra baixo, como é o caso do Toquinho.

Notório saber é você que sabe tudo do Raphael Rabello!

Uma lista bem rápida do que foi compilado até agora?

* Rasguado brasileiro

* Pedal com p-i

* Alzapúa

* Abafamento/Clique/Estalo

* Nota percussiva

* Slap

Agora fica a questão: Como aprender estas técnicas ? Existem estudos para ajudar no aprendizado e consolidação? .... no Rio vcs conhecem algum professor que as ensine? Perdoem-me se a pergunta é por demais básica ... :yes:

Edited by Marcos Vinnícius

O YouTube ajuda muito, mas você precisaria de um bom professor de violão popular. Em Salvador e SP eu conheço muita gente capacitada, mas no Rio eu não tenho referência.

Alguém sabe dizer se o Zé Paulo Becker ensina?

Becker utiliza todas essas técnicas!

Marco Pereira, tá dando aula particular por Skype, entre em contato, talvez ele dê na casa dele. Marco sabe tudo e mais um pouco...

O material de ritmos do Renato Candro aborda bem as seguintes:

* Abafamento/Clique/Estalo
* Nota percussiva
É bom pra consolidar essas técnicas e aprender uns ritmos e suas variações. O trabalho dele em cima de algumas músicas do João Bosco também é muito bom pra isso.

Bem lembrado!

Marcos, ajuda também você dizer qual é o seu nível técnico, tipo básico, intermediário ou avançado.

Pergunta para o Marcos, que eu sei que também toca o Escovado: No segundo compasso do A, você toca a melodia fá-mi-ré-dó-ré-mi-mi junto com mais notas do acorde com "rasgueado brasileiro"? Eu faço assim, acabei de lembrar dessa passagem que eu uso. Irei tentar gravar um vídeo curto hoje para exemplificar.

Não sei até que ponto é comum no violão brasileiro usar o mindinho da mão direita, mas, dependendo da frequência, pode ser mais uma peculiaridade a entrar na lista.

Que eu saiba, na música clássica, evita-se usar o mindinho, excetuando situações especiais. Yamashita, usa, mas ele é exceção, indicando-o com a letra "c", se não me engano. Em alguma transcrição de Segovia, por exemplo, tal dedo é utilizado?