Jump to content
mbscardoso

Técnicas do violão brasileiro

Recommended Posts

Marcos, seu amigo é 50 vezes mais feio do que eu... :risadinha:

Minha curiosidade em relação a esse vídeo é se ficou clara a diferença entre tocar com ou sem a nota extra.

Assim como no tópico em inglês, também é interessante reproduzir a partitura com o primeiro acorde que eu toquei e o uso da nota percussiva.

Percussive-Note.png

Uma duvida que eu sempre tive com relação a essas notas percussivas: Elas não influenciam de alguma maneira negativa na harmonia da música? O contexto é amplo, mas pergunto em algum que poderia impactar.

Eu também me fiz essa pergunta. Essa nota não tem nenhum impacto harmônico. Experimente fazer uma progressão cromática, comece com F7+ e vá seguindo com F#7+, G7+ até chegar na 10a casa. Você vai ver que o ré é sempre solto e não tem nenhum impacto na harmonia, a função é ritmica.

Notas percussivas são tipicamente escritas com um "x" na cabeça na nota, no caso do violão, indicam colocar o dedo no traste, mas não apertar o suficiente pra produzir o som da nota (veja pauta abaixo),

O que é peculiar no caso do violão brasileiro é o fato da nota ser tocada solta, e ainda assim ser percussiva. Nesse caso, você não pode escrever a nota com o "x" na cabeça porque o som tem que ser produzido, ainda que bem curtinho. Baden realmente era um gênio! :worshippy:

muted-notes-2_0001.png

O que é peculiar no caso do violão brasileiro é o fato da nota ser tocada solta, e ainda assim ser percussiva. Nesse caso, você não pode escrever a nota com o "x" na cabeça porque o som tem que ser produzido, ainda que bem curtinho. Baden realmente era um gênio! :worshippy:

Não sei se entendi. A corda solta é tocada de modo que o som emitido por ela não tem altura definida, como ocorre quando se encosta um dedo da mão esquerda nela sem pressionar um traste e se toca com a direita?

Tem altura definida, sim, tipicamente sol ou ré soltos e sem abafamento, mas não tem função harmônica. Aí é que está a graça. :)

De novo, o exemplo está neste trecho da introdução da Garota de Ipanema:

Percussive-Note.png

Hoje eu gravei esse vídeo, dessa vez mostrando tanto alzapua quanto a utilização do mindinho na formação de acordes. Não é 100% o que o Rapha tocava, ele pulava alzapúa e tocava p-p pra baixo algumas vezes, mas eu usei alzapúa o tempo todo pra facilitar o exemplo.

O polegar pega o baixão em mi, e os acordes são feitos com i-m-a-c. O "c" é de chiquito, o mesmo que mindinho em espanhol.

One-Note-Samba-Intro.png

Hoje eu gravei esse vídeo, dessa vez mostrando tanto alzapua quanto a utilização do mindinho na formação de acordes. Não é 100% o que o Rapha tocava, ele pulava alzapúa e tocava p-p pra baixo algumas vezes, mas eu usei alzapúa o tempo todo pra facilitar o exemplo.

O polegar pega o baixão em mi, e os acordes são feitos com i-m-a-c. O "c" é de chiquito, o mesmo que mindinho em espanhol.

One-Note-Samba-Intro.png

Isso mesmo, Eugênio.

Não sei se vocês acompanham a seção em inglês do fórum, mas a gente começou a decompor a forma como o Baden tocava o Samba de Uma Nota Só. Nosso colega Lars publicou um vídeo mais lento da parte (40% da velocidade normal) em que começa a pancadaria, mas ainda assim nem tudo é fácil de entender.

https://www.youtube.com/watch?v=-k8ci50HXxA

Eu tentei fazer um outro vídeo mostrando um trechinho específico, espero que também ajude a esclarecer.