Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Peças peculiares

Recommended Posts

Acho que eu estou escrevendo demais e inundando o fórum... :upset:

O que me veio à cabeça agora foi tentar capturar peças que tenham algo que as torne diferente da maioria. Pode ser uma tecnicalidade ou algo estilístico, ou ambos.

As que me vieram à cabeça são

Marcha dos Marinheiros (Canhoto) — É uma música bem alegrinha, mas escrita em tom menor.

Choro para Bordões (Paulinho Nogueira) — A peça inteira foi escrita nas 4 cordas mais graves, as duas primas mi e si não são tocadas. No vídeo abaixo a peça ganhou um bordão extra na sétima corda.

Fiquei curioso pra saber sobre as peças do Radamés, mas escreva sobre o que achar mais interessante, seja do Brasil ou não.

É normal todo compositor tentar fazer algo diferente, mas algumas peças ficam mais diferentes do que outras. ;)

O vídeo anterior do Choro para Bordões não estava dos melhores, este outro é um pouco melhor. Não consegui achar nenhum do próprio Paulinho tocando.

Eu gosto desse choro do Paulinho, e achei a ideia e o desenvolvimento ótimos. O que eu fico às vezes de cara é quando passam uma música que foi concebida para um outro instrumento para o violão, o que na maioria dos casos torna a execução bem complicada pelos não-violonismos. A já conhecida Desvairada e também O Vôo da Mosca ficam muito peculiares no violão.

Há muitos anos cair pra trás ao ouvir o choro da braziliana N 13, não entendi e disse: isso é choro mesmo?

Hoje não só toco ela, como outras coisas do Radamés.

Acho que, nas mãos Rabello a música ficou mais brasileira... Já vi vários violonistas tocando Radamés e me lembra aquela danza de Morel, que é horrível.

Recentemente, Vitor Garbelotto gravou integral, uma grande referência.

O primeiro disco que eu ouvi de Raphael Rabello foi justamente o que ele dedicou ao repertório do Radamés. :)

O Raphael mexeu muitas coisas no material, acho até que ele usa uma mão mais pesada e mais veloz do que a intenção original do Radamés.

Apesar do Radamés ter dedicado muitas peças a muitos músicos diferentes, a impressão que eu tenho é que o violonista que ele tinha em mente na maior parte dos casos era o Garoto.

Apesar do Radamés ter dedicado muitas peças a muitos músicos diferentes, a impressão que eu tenho é que o violonista que ele tinha em mente na maior parte dos casos era o Garoto.

Acredito nisso também, até porque o Garoto e o Radamés tinham uma relação bem estreita. O Estudo nº9 é dedicado a ele, e totalmente inspirado no Gracioso.

Inclusive eles dois gravaram a Suíte de Dança Popular Brasileira, que o Radamés escreveu para guitarra e piano e tem seis movimentos.

Voltando às peculiaridades, outra que sempre me chamou a atenção é uma peça de Hélio Delmiro chamada "Das Cordas". Abaixo a versão de estúdio.

Aqui o próprio Hélio Delmiro fala um pouco da música. O som não é dos melhores, mas é um vídeo histórico.

Sobre o "Choro para bordões", do Paulinho, ele gravou no LP/CD Tons e semitons, que acho que ainda está por aí. Eu escrevi a versão que foi publicada pela GSP e na ocasião o Paulinho me contou que tentou, nessa peça, reproduzir o som ou o clima do som do violoncelo, instrumento de que ele mais gostava, depois do violão.