Jump to content
Sign in to follow this  
Vinicius de Abreu

Falando sobre repertório 1 - João Pernambuco

Recommended Posts

Reuni nesta primeira postagem algumas obras que encontrei numa referência pela internet, e talvez exista mais alguma coisa que não esteja listada aqui. Então caso alguém note, por favor é só complementar.

Como algumas delas são desconhecidas, seria ótimo se quem encontrar alguma gravação ou partitura, pudesse descrever e se for legal, até mandar a fonte. Agrupadas brevemente por gênero, ai vai a listagem:

CHOROS
As Emboladas do Norte
Brasileirinho
Caminho do Sertão
Choro sertanejo lento
Choro N.o 1
Choro N.o 2
Dengoso
Graúna
Harmônicos
Magoado
Mimoso
Pinheirada (parceria com Armandinho Neves)
Pó de Mico
Reboliço
Recordando
Saudosa Viola
Serrano (parceria com Armandinho Neves)
Sonhando na Rede
Sons de Carrilhões
VALSAS
Cecy
Noite de Ventura
Pensando em Augustinha
Recordando Minha Terra
Sonho de Magia
Suspiro Apaixonado
Valsa em Lá
TANGOS
Gritos d’Alma
Lágrima
Sentindo
OUTROS GÊNEROS
Estudo N.o 1
Interrogando (Jongo)
Lamentos
Pra Você
Rosa Carioca (Fox Trote)
Seu Coutinho Pegue o Boi (samba)
Acho que podemos ir atacando por grupo. O que acha de começarmos pelos choros conhecidos e que constam na lista?
Edit: Para algumas referências, o programa do Fábio Zanon sobre João Pernambuco é excelente. http://vcfz.blogspot.com.br/2006/04/16-joo-pernambuco.html

Vina, você é o maestro, dê o tom inicial que a gente tenta acompanhar. :guitar:

Você quer comentar sobre as peças no geral ou sobre alguma em específico?

Acho que podemos ser específicos e fazer com que o tópico se extenda bem, acho que é possível e será produtivo. Um dos intuitos também é entender porque algumas coisas do Pernambuco não são, ou são pouco tocadas. Bem, irei começar com 4 choros da listagem:

As Emboladas do Norte: Acho legal isso, tanto o tema quanto os baixos de acompanhamento, as frases casam bem e são divertidas. Tentei encontrar alguma relação com embolada nordestina, que tem como característica a simetria de verso e uma levada enérgica de pandeiro, mas não consigo enxergar isso nesse tema. Vocês tem alguma referência que bate com essa do João? Enfim, um tema bem legal.

Brasileirinho: É uma peça muito conhecida, acredito que a maioria dos estudantes de violão popular já tocaram isso. Eu encaro como um estudo de arpejos, inclusive quando estudei isso o foco era esse. Acho uma obra bobinha, mas que tem lá sua graça em tocar para fazer um aquecimento. Apesar da simplicidade, acho legal como o João montou os acordes com cordas soltas e as usa para o transito entre as posições do violão.

Choro nº1: Outra peça bobinha, também encararia como um estudo de arpejos. Nada de mais, no B vai pro menor e mantém a mesma pulsação, a mesma célula. Tocaria como estudo, acho.

Choro nº2: Esse choro é legal! Ele tem aquela coisa brejeira que caracteriza um choro do Pernambuco, e quando dizem que ele é o Nazareth do violão, acredito que são peças como essa que tornam essa afirmação sensata. Funciona muito bem para violão solo, mas dá margem para um trabalho mais rico como o feito pelo duo Barbieri-Schneiter. Eu tocaria.

Seria legal comentar também se além das gravações se existem partituras publicadas.

Uma que adorei, (ouvi num dos CDs do Leandro de Carvalho) e que me pareceu bem atípica em relação às outras coisas do Pernambuco que conheço é a Rosa Carioca. Consegui uma partitura dela com revisão e digitação de Roberto Paiva T. Freitas, dei uma lidinha meio por cima e parece uma boa transcrição (ou seria arranjo ?). Se não me engano a partitura está disponível no site da Casa do Choro. E acho que dá pra ouvir a gravação do Leandro no site do www.violãobrasileiro.com.br.

Rodrigo

Certamente, Rodrigo. Fiz uma pesquisa breve na Free Note e encontrei, além do que o Turíbio Santos editou, o seguinte:

Henrique Pinto
Cecy
Sentindo
Seu Coutinho Pegue o Boi (samba)
Coleção Jodacil Damaceno para Violão
Gritos d'Alma
Recordando Minha Terra
Saudosa Viola
Sonho de Magia

Excelente tópico!

Pra mim, a célebre é "Interrogado". Peça que abre um leque de possibilidades técnicas e rítmicas, sem caricaturar. Já ouvir muitas versões, cada uma com a peculiaridade do intérprete, mas, as coisas estavam ali.

Oi Marcão,

Concordo com você, mas podemos chegar depois no Interrogando. O que você acha desses 4 primeiros choros que eu comentei? Já chegou a ler, tocar, quais suas impressões sobre eles?

Em tempo: acho que seria legal seguirmos por punhados, na ordem da lista, e tecermos comentários sobre as mesmas coisas para que possamos sintetizar bem os pensamentos. Eu não encontrei nada sobre "Caminho do Sertão" e "Choro sertanejo lento", por isso pulei do Brasileirinho para os Choros nos.1 e 2.

Brasileirinho é uma peça que tende a ser menosprezada, mas eu presto mais atenção nas cordas soltas do que nos harpejos.

Eu posso estar enganado, mas eu acho que essas cordas soltas podem ter vindo da influência do Barrios, em particular a Valsa No 4 e aquela seção fabulosa de campanella que tem na peça.

Aí eu teria que verificar as datas de ambas as composições e também bater com o período em que o Barrios estava no Brasil.

A campanella está em 2:09

Vina,

Brasileirinho eu já toquei. Afinei a sexta em Ré, acrescentei baixos e mudei a levada.

Acho um choro bonito é muito bom pra trabalhar velocidade.

Choro 1, é uma peça pra aluno tocar, aborda bem o braço do violão, propiciando o conhecer das notas, mas, acho ele bem chato.