Jump to content
Sign in to follow this  
Vinicius de Abreu

Falando sobre repertório 1 - João Pernambuco

Recommended Posts

Eu posso estar enganado, mas eu acho que essas cordas soltas podem ter vindo da influência do Barrios, em particular a Valsa No 4 e aquela seção fabulosa de campanella que tem na peça.

Pode ter a ver. Existem registros fotograficos de Barrios e João Pernambuco por volta de 1929, e o Brasileirinho do Pernambuco data entre 1920 e 1930, não consegui encontrar uma fonte que dê um ano exato. Resta saber a data de composição da Opus 8 nº4.

E como eu disse também, as campanelas são mesmo interessantes nesse choro, havia me esquecido que no geral, controlar nota solta com nota presa é um pouco complicado no começo, seria um bom estudo para dominar o equilibrio de campanelas.

O Choro da Saudade, uma das composições mais famosas de Barrios é dedicada a João Pernambuco.

Eu sempre vi a segunda parte do choro (aquela progressão de acordes) como sendo a mais claramente influenciada por Pernambuco.

Acho que isso é uma digressão da idéia original do tópico?

Eu não conhecia essa versão do Choro da Saudade ter sido dedicado ao Pernambuco. O que conheço tem a ver com um violonista chamado João Avelino de Camargo, que conta:

fonte: http://www.casadochoro.com.br/cards/view/235

Amigo e discípulo do grande violonista paraguaio Agustin Barrios, hospedava-o em sua casa na rua Barão de Iguape, no bairro da Liberdade, sempre que ia a São Paulo. Barrios compôs o célebre Choro da Saudade quando soube da morte do filho de Avelino, Américo Piratininga de Camargo. Em 1929 e 1930, gravou três choros de sua autoria na Brunswick, integrando o Grupo de Violões com Melinho de Piracicaba e Teotônio Corrêa.

Eu vou dar uma conferida no livro do Richard Stover hoje à noite, é a fonte mais confiável sobre Agustín Barrios.

Nesse mesmo viés, Sonho de Magia é creditada como sendo a inspiração para Villa-Lobos escrever o Prelúdio No 5.

Faltou citar Luar do Sertão, que é uma co-autoria com Catulo da Paixão Cearense, mas que gerou um rusga, porque levou muito tempo até JP ser creditado como autor.

A relação entre a Sonho de Magia e o Prelúdio nº5 são bem claras, até porque o Villa era um admirador declarado de João Pernambuco. Aguardo essa informação do livro do Stover! :)

Eu não citei Luar do Sertão porque preferi listar somente o que foi concebido para o violão, tem até alguns choros em parceria com Donga e Pixinguinha que eu acabei removendo. Acha válido inclui-los, junto com o Luar, na pauta?

E sobre as outras obras que comentei, além do Brasileirinho, quais suas impressões?

Ótimo tópico, esse mês todo embaraçado com finalização do TCC, mas quando voltar comento, rss.

Olhando pela perspectiva do violão atual, as músicas de João Pernambuco que você citou são excelente material de estudo de violão popular.

Não é demérito, pelo contrário.

É que a maioria do que é composto hoje é tão veloz ou mirabolante que a gente precisa buscar o repertório do passado para ter um bom material de estudo que seja acessível tecnicamente e tenha temas melódicos bonitos.

Vejam que coisa sensacional:

Olhando pela perspectiva do violão atual, as músicas de João Pernambuco que você citou são excelente material de estudo de violão popular.

Não é demérito, pelo contrário.

Sim, concordo integralmente. Eu desconheço, mas não vejo um material voltado para o estudo popular que aborde as diversas técnicas do violão de forma progressiva. Pelo menos no meu caso, o que aconteceu foi tocar algumas coisas muito simples, fazer algumas coisas de Carcassi, Sor e Carulli e depois cair pra algumas coisas mais enroscadas de Dilermando Reis, Garoto e até Villa-Lobos. O conteúdo que "faz a mão" do violonista mesmo, pra violão popular, eu acho que é desorganizado.

Acho que todo mundo pode começar por Carcassi mesmo, exceto quem toca de palheta. :)

Tem um momento em que o material começa a cruzar a linha da técnica e entrar no repertório. Muita gente quer a base técnica do violão clássico sem necessariamente se aprofundar no repertório.

Minha opinião é que João Pernambuco já cruza a linha do estudo puro e entra no repertório.

Ulisses Rocha escreveu 10 estudos que são progressivos, mas em condições normais de temperatura e pressão leva realmente um curso inteiro pra sair do primeiro e chegar ao décimo.

Mas acho que é unânime concordar que o estudo do repertório do violão popular é, no geral, desorganizado ou pelo menos não tem uma padronização muito clara.

Mas aí vem a pergunta, precisa ter?

Vina, eu olhei o livro do Stover e ele não confirma João Pernambuco como fonte de inspiração para o Choro da Saudade.

A partitura editava pelo Stover não tem dedicatário nem dedicatória.

Eu tenho uma edição do Isaías Sávio de 1973 que coloca o nome do Américo Piratininga de Camargo como In Memoriam.

Barrios-Choro-Saudade.jpg