Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Resenha de CD - Ulisses Rocha - Soul Colors

Recommended Posts

Conforme mencionado no sorteio, Ulisses Rocha lançou CD novo em 2014. É o 12º e é inteiramente solo. Aqui vai uma resenha curta.

Esse disco é de longe o mais intimista que Ulisses já lançou até hoje, mais até do que o disco "Ar". Ele costuma brincar dizendo que esse tipo de música não põe comida na mesa, mas é algo que ele sempre compôs pelo puro desejo artístico.

O disco também é uma retrospectiva. Das 10 faixas gravadas, apenas 2 são inéditas ("Delírio" e "O Tempo"). No caso das regravações, muitas das músicas foram gravadas com acompanhamentos de outros instrumentos, ouvi-las despidas desses arranjos dá uma outra visão.

A primeira faixa, Delírio, é uma música com um figura melódica recorrente e orgânica, que é permeada por variações, mas cujo tema sempre retorna, como a idéia de alguém que viaja, delira, devaneia, mas sente a necessidade de voltar a um porto seguro.

Rindo da Saudade é um baião estilizado, com uma melodia cuja simplicidade esconde muito do trabalho desenvolvido na harmonia.

O Tempo é a primeira música que Ulisses Rocha compôs que eu qualificaria estilisticamente como um choro, sem muita margem para dúvidas. Assim como o restante do disco, não é uma peça de velocidade, mas tem um tema que fica na mente.

Moreninho é uma regravação com um requinte extra, uma seção inteira onde a música flui de maneira muito improvisada, o que talvez lhe confira o sabor mais jazzístico do disco.

Nós e as Horas é uma daquelas músicas difíceis de classificar. Tem um misto de jazz, clássico e também Clube da Esquina no meio.

Morena soa como uma toada e parece soar como uma peça que foi escrita pra ser tocada ao ar livre.

Rio Acima talvez seja a peça mais harpejada do disco e apesar da aparente e irresistível simplicidade, oferece desafios técnicos bem interessantes para a mão esquerda.

A Voz no Telefone é do primeiro disco e aqui aparece sem o acompanhamento to Teco Cardoso na flauta. O violão sustenta a melodia sem dificuldades e a música parece escrita em forma de diálogo, com um tema respondendo ao outro.

Laranjeiras é uma música que caracteriza bem o estilo de Ulisses Rocha na harmonia, facilidade melódica, condução das vozes e manutenção do ritmo, está tudo presente e combinado com perfeição nessa música. Foi escrita em lá bemol.

Alguma Coisa a Ver com o Silêncio é uma música pra ouvir e parar. Parece ter influência de bossa-nova, tem fluência, mas com um desenvolvimento melódico e pausas que quebram os clichês do estilo, o que torna a música muito peculiar. Parece que foi escrita contemplando o nascer do sol.

A capa é um trabalho da artista plástica Licia Chaves.

Soul-Colors-Rocha.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Salve, Eugênio. Breve mas inspirada a resenha. Bom demais! Deu mais vontade ainda de ouvir o cd! Vamo aguardar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora é torcer pros correios brasileiros não melarem! Eu rastreei ontem e já chegou em SP. E é justamente aí que a coisa atravanca, às vezes fica 3 semanas parado lá, sem mudar nada...

De qualquer forma, o CD é muito inspirado.

Outro detalhe interessante. Tanto este quanto o CD anterior, "Só", têm uma engenharia de som perfeita mas não foram gravados em estúdio, o Ulisses gravou tudo em casa, ele também entende muito desse lado técnico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, bicho, esse lance de home studio me interessa demais, viu? Mas sou realmente leigo total nisso. :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ouvindo as músicas do CD, dá para perceber o DNA do compositor - gosto muito disso. Realmente o conjunto das músicas tem essa característica intimista. Fica difícil fazer comentários depois da explicação do Eugenio, que resumiu bem as características de cada música. Vou ouvir outras vezes o CD e depois comento mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O exemplar que ganhei aqui no sorteio do fórum chegou! Bom demais, disco bem bacana!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×