Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Consumo de música

12 members have voted

1. 1. Como você consome música hoje?

• Compro CDs do mesmo jeito de antes
      6
    • Transformei meus CDs em MP3
      6
    • Compro MP3 de lojas como iTunes e Amazon
      3
    • Tenho usado streaming (Spotify ou similar)
      7

Recommended Posts

Grandes gravadoras vão continuar existindo e gerenciando os artistas que vendem muito, como Lady Gaga, Roberto Carlos, etc.

O pessoal que vende menos é que pode se beneficiar mais do modelo de produção independente e streaming.

O curioso é que hoje em dia parece que música não tem mais valor nenhum, parece que o valia era o disco, o artefato físico.

Mas tem artista como Jay-z, Kanye West e Rihanna que já estou atacando nesse mercado. Eu acho até que, pelo poder que imagino que as gravadores exerçam hoje em dia no mercado da música, que essas plataformas de streaming, de alguma maneira acabem ficando atreladas (amarradas) à essas grandes gravadoras.

Justamente, esses artistas entram no mercado de streaming e grandes lojas virtuais pelas grandes gravadoras.

A situação melhorou pro artista independente, mas a mentalidade das grandes gravadoras continua idêntica.

A única novidade foi uma loja virtual como o iTunes ter poder de barganha pra forçar as gravadoras a baixar os preços e/ou negociar contratos exclusivos.

Eu me rendi ao serviço de streaming.

Ainda vou comprar CD aqui e ali, mas streaming passou a fazer sentido pra mim.

Eu pago o equivalente a 8 reais por mês e tenho acesso a 30 milhões de faixas.

Eu me rendi ao serviço de streaming.

Ainda vou comprar CD aqui e ali, mas streaming passou a fazer sentido pra mim.

Eu pago o equivalente a 8 reais por mês e tenho acesso a 30 milhões de faixas.

Esses serviços de streaming, em relação a custo x benefício, valem muito a pena. O que me incomoda, ainda, é a falta de qualidade das músicas oferecidas. Até os mp3 em 320k são de qualidade ruim. Isso se percebe quem tem um fone, não precisa ser de extrema qualidade (um H840 da Edifier ou um HD202 da Sennnheiser já deixam isso muito claro!).

Aqui o Spotify sai a uns 17 e poucos contos (ou seja, 200 reais por ano). Se pensar na portabilidade etc. vale realmente a pena.

Eu só não assino esse tipo de serviço, ainda, porque os que oferecem áudio de qualidade maior não tem tanta coisa quanto o Spotify.

Enfim, esses serviços de streaming, como música e vídeo, são, realmente, uma mão na roda. Tira o problema de armazenamento, embora hd's e dispositivos de armazenamento de alta capacidade tenham ficado cada vez mais baratos, e da portabilidade.

Outro fator, para os violonistas, é que tem aparecido bastante material, dos clássicos para violão, nesses serviços. Eu, reafirmo, ainda esbarro na qualidade. Não é questão de medir a qualidade (flac, mp3 etc.) nem nada, é que ao escutar sempre fico com a impressão de que podia ser melhor.

Obs: tem uns meses que não entro em nenhum desses serviços. Pode ser que tenham melhorado bem a qualidade. Alguém que usa notou diferença nos últimos tempos?

Eu assinei o serviço da Amazon, e em relação à qualidade do streaming eu não tenho reclamação, o som é excelente.

MInha única cisma é que ainda tem uma certa malandragem em alguns álbuns. Não são muitos, mas também não são raros os casos.

Por exemplo, um álbum de 13 faixas talvez tenha 11 no streaming e você ainda teria que comprar o MP3 se quiser ouvir as outras duas faixas.

Isso é algo meio sacal, mas é uma questão de tempo até esse tipo de chatice acabar.

Uma coisa que eu notei no streaming é que a minha forma de ouvir música muda.

A gente antes botava um disco ou CD e escutava. Agora é mais fácil eu ficar patinando nas faixas e mudar de idéia com mais freqüência.

@Eugenio, depois do seu relato, e de outras pessoas conhecidas, tenho pensado seriamente em assinar o Spotify. Andei usando a versão free, cheia de propagandas, no celular. Achei até razoável. Embora, algumas coisas que goste de escutar não achei, como o The Greyboy allstars.

A Amazon entrou no Brasil recentemente, é o serviço que eu uso, vale a pena verificar.

Acho que a Apple também tem streaming com o iTunes.

Nenhum desses serviços vai ser 100%, mas eles se tornaram bem mais atraentes do que eram antes.