Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

12 Estudos de Villa Lobos - Interpretes e Estudo Preferidos?

Recommended Posts

Olá galera novamente, inspirado pelos livros de: Marco Pereira, Fábio Zanon e a grande obra de Humberto Amorim sobre Villa, decidi compartilhar e absorver quais as vossas impressões sobre os Estudos, vosso contato e predileção, por eles e por interpretes.

1ª Gravação Turíbio Santos

Grande gravação do Fábio Zanon

O que acham das gravações de Julian Bream, que esteve com Villa Lobos, colhendo dicas?

Vídeos Preferidos no youtube:

Estudo 1

E Paulo Pedrassoli

Jorge Caballero

Vidovic

Estudo 2 Pedrassoli

Estudo 3 Pedrassoli

Bruno Giuffredi

4 Fábio Bartoloni; Pedrassoli também

Estudos 5,6 Pedrassoli

https://www.youtube.com/watch?v=W5oYsi0Liyc

Sequencias interessantes

7, 5 e 12 Pablo Marquez

https://www.youtube.com/watch?v=ivkogfD1xIg

7 e 12 João Carlos Victor

https://www.youtube.com/watch?v=ULYY-VjLQLI

Carlos, colocar Raphael Rabello no meio acaba misturando muito as coisas! ;)

No Brasil o grande desbravador dos estudos foi Turíbio Santos.

Você pode argumentar que tocavam antes dele ou que gravaram melhor do que ele depois, mas aquele LP que você postou é um marco na história dos 12 estudos.

Ele voltou a gravar tudo depois num disco pela Kuarup, com a ombra completa de Villa-Lobos para violão solo.

Segovia não curtia muito esse tipo de repertório "modernoso" do Villa-Lobos.

Xii Eugenio, conheço muita gente que não valoriza o trabalho do Turíbio, por causa de parcial declínio, posição do corpo alterada na velhice, violão na perna direita, por causa disso e daquilo outro...

Meu amigo Israel Hadad 75 anos, de quem sempre falo, tinha uns 100 discos de vinil em 1996 quando o conheci, e Turíbio era dos que eu mais levava pra ouvir emprestado e gravava em fitinhas cassetes...

Sou respeitosamente aficionado pelo grandioso trabalho dele, primeiro ganhador de Concerto brasileiro, primeiro a manter uma carreira sólida como prof clássico fora do país (França); resgatou o repertório daquele país para violão e isso foi um grande feito; Amigo pessoal dos principais grandes nomes do nosso violão; ajudou Raphael em detalhes técnicos quando de sua gravação, choros... Aluno do primeiro grande prof Antonio Rebello; no livro sobre Sergio Abreu, ele revela que Turíbio foi o primeiro grande idolo deles.

Escreveu o primeiro livro sobre a obra completa de Villa que inspirou Humberto Amorin depois.

Gravou cerca de 55 LPs, dos quais alguns como Música Espanhola, Música Latina ou ainda Bach Visita a Amazonia são geniais para mim.

Quem desrespeita a história, e quem a fez chegar onde chegou, nem deveria desfrutar o presente, "acabei de criar a frase rss"

Ou seja, tenho um respeito singular, pelo LP do Turíbio, ele quando começou, me diga em termos de música clássica e conhecendo sua discografia, em quem ele tinha para se inspirar? Ninguém, mesmo Villa Lobos que fez suas peças revolucionárias, Turibio gravou muita coisa séria, desconhecida e portentosa.

Tenho dos livros dele:

*Segredos do Violão.

*Mentiras! Ou Não?

A importância da gravação dos estudos pelo Turíbio é inquestionável ao meu ver. Claro que depois vieram muitas outras versões com interpretações diferentes, a minha favorita é a gravação do Fábio Zanon.

Turíbio foi uma base de referência, ele era um músico muito atento ao texto e executava de forma muito enxuta, ele não inventava demais.

E o resto do mundo podia ter passado sem o Bream tocando Villa-Lobos. :(

Sem dúvida ajudou a divulgar, mas tocando muita coisa de um jeito que pra nós, brasileiros, soa bizarro.