Jump to content
Sign in to follow this  
eark

Dúvida sobre violão - Custo benefício...

Recommended Posts

Bom tarde,membros do fórum!

Eu já toco violão há 5 anos, e desde muito tempo atrás já percebi a necessidade de adquirir um violão artesanal. Porém, tive algumas más experiências em comprar violões de entrada, feitos por um luthier, que sem citar seu nome, não atendeu às minhas necessidades. Acabei comprando um desses, e o braço veio muito desconfortável, grande, redondo demais, a ponto de eu sentir muita dor ao tocar. Meu irmão, que também é violonista, não se incomodou muito e ficou com esse violão..encomendei então, outro violão do mesmo luthier, atentando ao tamanho do braço e da escala, que parece que foi feita para um jogador de basquete, e novamente o violão veio assim, enorme. Só me restava vendê-lo novamente.

Bom, devido a essas más experiências, e também devido ao fato de eu não disponibilizar o valor necessário para adquirir um instrumento que realmente atenda às minhas expectativas, recorro a vocês, a indicação de um luthier que construa violões a preços acessíveis, digo em torno de R$ 2500,00 ~~ R$ 3000,00, e que realmente seja capaz de atender um pedido de um cliente, como por exemplo um braço mais confortável. Por incrível que pareça, estou há 5 anos tocando num maldito Yamaha de entrada, e realmente necessito dessa orientação. Caso não seja possível discutir isso aqui no fórum (não sou conhecedor de todas suas regras), uma mensagem privada é muito bem-vinda.

Obrigado desde já!

Marchesini, seja bem-vindo.

Aqui é exatamente o lugar pra você trocar idéias e experiências sobre instrumentos e essa dificuldade que você experimentou é mais comum do que muita gente pensa.

Braço do violão é um item que conta muito pra mim. Eu não gosto do modelo tradicional gorducho e arredondado, gosto do estilo mais moderno, mais fino, mais plano e muitas vezes com escala abaulada.

O ideal, obviamente, é poder testar o instrumento antes, o que traz a pergunta a respeito da sua localização geográfica, estando no RJ e SP tudo é mais fácil, MG e DF também são legais, fora dessas áreas o bom é se enturmar com quem toca violão e prefere instrumento de autor, assim você consegue experimentar sem precisar viajar nem se arriscar a encomendar algo que você depois se arrependa, como foi o seu caso.

Outra coisa, na faixa de preço entre $2.500 e $3.000 os instrumentos costumam ser "pré-moldados". Pra ter um instrumento personalizado nessa faixa de preço, normalmente é com luthier que ainda não se tornou medalhão.

De toda pesquisa que fiz esse ano, o Emanuel Carvalho série TS, realmente seriam os únicos nessa faixa de preço; Irmãos Carvalho já é outra coisa faixa de preço R$ 4.000,00 Inclusive escutando os luthiers testando, dois que me interessam: Jefferson Garrido (nosso amigo aqui do forum) e Sérgio Barbosa R$ 5.000,00, mas gostaria de testar antes.

Não chamaria a série CG da Yamaha de maldito, tenho um que custou mil e trocados CG142s, e a anos mesmo tendo usado o Emanuel Carvalho 4 anos, acho o Yamaha o melhor de fabrica no mercado, primeiro pois é feito por luthiers, laminado em jacaranda(laminado claro, não é a mesma coisa das camadas maiores de jacaranda como nos tradicionais), mas com encordoamento certo tem um som potente, nas mãos certas... O Thales Guimarães pegou um TS5 Abeto e veio perfeito, melhor que o meu antigo TS4.

Vejam, tem o grande Judicael Perroy testando, na Bahia o Ulloa indicou por anos para seus alunos como intermediário até comprarem o de luthier.

O meu

Essa série irmãos Carvalho é muito boa... O problema é braço, parece que o 6 cordas é 7. Com isso, o espaçamento entre as cordas aumentam, Além de ser braço grosso.

No mais, vale muito a pena o custo benefício.

Outro de luthier que me interessa o João Batista, perguntando ao biografo do Sérgio Abreu, qual o violão ele considera que chega mais próximo dos do Sergio com preço similar, ele me indicou esse.

Yamaha, claro que aqui trata-se de promoção no próprio país...

Essa série irmãos Carvalho é muito boa... O problema é braço, parece que o 6 cordas é 7. Com isso, o espaçamento entre as cordas aumentam, Além de ser braço grosso.

No mais, vale muito a pena o custo benefício.

Verdade Marcos, é um braço gigante, eu tenho as mãos grandes e sou maior não vi tanto problema, mas entendi o Thiago, será que se ele ver a outra série irmãos Carvalho, fazer uma visita o Emanuel não poderia fazer um anatomicamente, sobre encomenda para ele?

http://www.guitanda.com.br/instrumentos/cordas-dedilhadas/por-luthier/emanuel-carvalho/irmaoscarvalho-compositelx-cd.html