Jump to content
Sign in to follow this  
eark

Dúvida sobre violão - Custo benefício...

Recommended Posts

E a questão não é ser laminado ou não.

Existe muito violão bom de luthier que as laterais e fundos são laminados (tampo laminado é que não dá).

Caros colegas. Possuo um TCMR1, Tanglewood. Será que desse meu para um TS5 ou TS6 tem muita diferença de sonoridade e tocabilidade? Eu acho o meu violão até confortável e honesto, e me questiono se o upgrade realmente valeria a pena, ou se deveria esperar para juntar e comprar um outro violão mais caro. O problema é que isso demoraria bastante. Um TS6 está custando na base de R$ 2000 reais, e não conheço outro violão tão bem falado por esse preço, que tenha "um dedo" artesanal. O uso do violão seria mais para tocar em casa, pequenas rodas e para talvez levar para a faculdade. Toco mais popular, especialmente choro e música brasileira de forma geral, mas de vez em quando rola clássico também. 

Descrição do meu violão: 

• Shape: 4/4 Classical
  • Top: Spruce laminate
  • Back: Bubinga
  • Sides: Bubinga
  • Neck: (Material Mahogany
  • Fingerboard: Indian Rosewood
  • Bridge: Rosewood
  • Binding: Tortoise Colour
  • Saddle: Cow Bone
  • Nut Width: Cow Bone (52mm)
  • Scale Length: 650mm
  • Machine Heads: Silverplated Classical 3x3
  • Finish: Natural Gloss
  • Strings: Nylon

Width : 304 mm
    Height : 50 mm
    Weight : 1814 g
    Length : 508 mm

Interessante que não achei nada no site do fabricante. 

Bom, acho que pelo fato dos TS5/TS6 serem violões em certa parte artesanais e com uma construção mais cuidadosa, posso esperar algo bem superior deles, se comparado ao meu violão atual, certo?

Grato pelas dicas!

Edited by Maurício Roberto

Olá Maurício, talvez você encontre um TS 5 ou TS6 bom, mas comprar sem testar vai ter que contar com a sorte, especialmente estes Violões Carvalho Luthieria, não acho que mantém regularidade na qualidade, já vi muitos, alguns bons outros nem tanto... Em em que cidade você mora? Se você puder testar outros violões de luthier.

23 minutes ago, adrianoviolonista said:

Olá Maurício, talvez você encontre um TS 5 ou TS6 bom, mas comprar sem testar vai ter que contar com a sorte, especialmente estes Violões Carvalho Luthieria, não acho que mantém regularidade na qualidade, já vi muitos, alguns bons outros nem tanto... Em em que cidade você mora? Se você puder testar outros violões de luthier.

Eu moro em POA. Me sugeriram um Lúcio Jacob, acho que sai por uns R$ 4000 e deve ser um baita violão, já todo artesanal. 

No RS tem o Eduardo Cordeiro, sempre vale a pena visitar o ateliê e testar os instrumentos.

http://www.eduardocordeiro.com.br

Outra alternativa é comparecer a saraus ou ter aula com um professor, também outra boa forma de ter contatos com outros instrumentos.

16 minutes ago, Eugenio said:

No RS tem o Eduardo Cordeiro, sempre vale a pena visitar o ateliê e testar os instrumentos.

http://www.eduardocordeiro.com.br

Outra alternativa é comparecer a saraus ou ter aula com um professor, também outra boa forma de ter contatos com outros instrumentos.

Já ouvi falar do Eduardo, mas não sei se ele faz violões de 4 mil.