Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

Yamandu Costa, Gênio em Movimentos, Novidades

Recommended Posts

Mas a gente não tem que gostar do Yamandu nem de ninguém.

Os motivos para desgostar do Yamandu são quase unânimes entre os detratores, e bastante legítimos.

Julian Bream é outro que colocam num pedestal, mas ele nunca me disse muita coisa.

Reconheço a importância histórica, mas eu o acho previsível e tecnicamente limitado.

Porém acho o timbre que o Bream tira do violão um dos mais bonitos do violão clássico...

Mas a gente não tem que gostar do Yamandu nem de ninguém.

Os motivos para desgostar do Yamandu são quase unânimes entre os detratores, e bastante legítimos.

Julian Bream é outro que colocam num pedestal, mas ele nunca me disse muita coisa.

Reconheço a importância histórica, mas eu o acho previsível e tecnicamente limitado.

Bom antigamente eram muito mais contra seu estilo; mas aos poucos vi até professores como o dr Nicolas Barros de Souza confessa que seus alunos chegavam querendo tocar como Yamandu; uma mente criacional sensacional.

Sobre o Bream, já disse antes, discordamos tremendamente. Previsivel hehehe, cada nota, cada acorde, cada respiração, cada passagem tem um significado, para mim o maior nome do violão no século XX, e não por falta de conhecimento são uns 40 CDs do Segovia e a mesma quantidade de Bream,DVDs de ambos; ouça qd puder os 17 programas do Sidney Molina sobre Bream; os 3 do Zanon creio tds assistiram.

Não bastasse gravar obras inteiras e muitos concertos mais dificeis do que os que Segovia gravou; LP completo de Bach; imersão no alaude, repertório Elizabetano etc, seu Giuliani e Sor está acima do que qualquer um tenha gravado na época. Dentre outras qualidades.

Até por curiosidade e por gostar de ouvir tudo e colecionar, tenho todos dos discos e DVD do Yamandu, alguns presentes mas a maioria eu comprei (Assim como tenho a coleção inteira do Paco, do Raphael etc etc..)

E mesmo assim acho chato pra caralho, compro até para ser convencido do contrário....Até Cristo pode descrever o Yamandu que não vai mudar o meu gosto.

Então fica super chato esse argumento que falta conhecer a obra ou tenho 40 discos etc etc.

Impressão de subestimar o conhecimento alheio, a discussão aqui perde o sentido, até mais.....

Edited by Dilson

Nem acho que falta de conhecimento foi abordado aqui.

Pelo contrário.

O Ivan parece estar fazendo um esforço pra conhecer e se interessar pelo trabalho do Yamandu.

Mas continua sem se sentir atraído.

E isso tudo é normal.

O que é ótimo pra um pode ser chato pra outro, e não há demérito artístico.

Não Dilson, não quis subestimar ninguém, primeiro por conhecer o Ivan pessoalmente e saber de sua predileção ao clássico creio, e o quanto eu e ele estimamos o artista Fábio Zanon, de acompanhar bastante o violão.org, eu conversas MP, dois concertos que o Ivan deve ter ido no TCA, apenas quis sugeri audição de quem admiramos em comum tecendo suas impressões do Yamandu.

Sobre os 40 CDs Bream X Segovia, mas um engano teu, conheço bastante o grau de conhecimento do Eugenio, já vi se sair bem em discussões no outro forum sobre a BWV 565 ao violão, coisa que até gente que estuda e não tem experiencia não saberia responder; e o que quis dizer nas entrelinhas, não é que conheço mais, apenas que como Segovia, é um idolo geral, e ele Bream e o Williams ocupam status do trio magnifico, entre os tres, amo Segovia, acompanho cada video que liberam completo no youtube devotamente, mas prefiro o Bream, simplesmente isso; e para tal, para não dizer que foi por não conhecer tudo disponivel sobre Segovia.

Bom, se foi essa impressão que passei, nunca, jamais desconsidero o conhecimento alheio, é uma coisa que a vida nos ensina depois dos 30, cada um traz suas experiencias pessoas.

Sobre Yamandu, bom, ok, é direito teu e de todos não gostarem e a vida continua cara, ninguém vai morrer, e não fará diferença se gostarmos ou não, ele é o que é...

Abs!

Amigos,

Apesar de não necessitar, mas somente para tentar esclarecer minha posição em relação ao Yamandu (e ao Baden) que parece não ter ficado muito clara.

Primeiro, claro que como todo mundo tenho minhas preferências musicais e elas são: - música clássica (em todos os instrumentos e formações, com exceção de violino solo que me incomoda muito) e Metal/Rock Progressivo (com destaque supremo para Iron Maiden e Dream Theater).

Porém, com exceção de "Sertanejo Universitário", "Arrocha", "Pagode" e "Funk" eu praticamente gosto de tudo. Mas seja lá qual for o estilo eu posso, é claro, gostar ou não particularmente de algum representante.

Adoro violão instrumental. Adoro Raphael Rabello.

A questão com Yamandu não é preferência por violão clássico e nem o som que ele tira do violão.

São as escolhas de execução dele mesmo.

Acho chato. Me parece uma coisa interminável, sem um começo, meio e fim definidos.

Eu gosto, de ao ouvir um arranjo novo sobre uma música que conheço, por mais inovador que seja este arranjo, de reconhecer de imediato a música nele.

Se isto não acontece, me incomoda. Se nos 10 segundos iniciais eu não reconheço a música para mim é porque tem "invenção desnecessária" demais. É isto que acontece com Yamandu, é isto que acontecia em vários momentos com Baden.

Zanon falar bem do Yamandu para mim não muda nada.

Um Dr. em música falar bem do Yamandu muito menos.

Yamandu ter um grande cachê (apesar Carlos, de eu ser capaz de apostar que nem de longe ele é um dos maiores cachês da música instrumental do mundo como você questionou) também não muda nada.

Assim como, e é obvio isto, a minha opinião sobre o Yamandu, não muda nada para ele e não mudará nada para ninguém que esteja lendo isto aqui.

Para mim a única mudança que houve com o Yamandu desde o ano que o vi ao vivo até hoje foi que hoje ele toca um pouco mais limpo, tira um som do violão que, na minha opinião, hoje é mais bonito. Mas as escolhas musicais continuam as mesmas e eu realmente não gostava e continuo não gostando.

É um gênio ? Com certeza.

Conheço outro que tenha a facilidade de execução que ele tem ? Não, não conheço.

Isto me faz tentar gostar dele ? Sim.

Consigo ? Não.

Edited by Ivan Reis

Beleza Ivan, tranquilo; entendi teu ponto de vista.

Qd digo mais bem pago, penso no violão e ainda limitaria entre os violonistas brasileiros que dão concertos e recitais pelo mundo(não tenho duvida que ele seja um dos mais se não o mais); nunca da musica instrumental geral, menos ainda o mais do mundo com Pepe, Russell, Barrueco e outros ainda ativos, creio que grandes nomes do jazz devam fazer mais cachê; comparar o cache dele com o de grandes pianistas ou regentes nem da.

Qd mencionei Zanon é pq nunca o vi discordar dele ou do presidente no outro forum; mas entendi, e que sua opinião é bem válida no que tange ao Yamandu, vc tinha dito pessoalmente no Péricles a mesma coisa sobre Baden, sobre músicas de outros compositores em Baden concordo contigo ex (Abismo de Rosas :thumbsdownsmileyanim: , Interrogando :thumbsdownsmileyanim: ), mas quando Baden arranjava música cantada para instrumental, tudo é muito claro e identificável, em suas composições então consigo da nomes a qualquer composição dele que conheça, seja: Samba Triste, Astronauta, Berimbau, Consolação, Tema Triste, Valsa s/ Nome, Choro Para Metrônomo, Acalanto das Diminutas, Preludio em Lá menor e tantas outras.

Bom, síntese, entendi seu gosto, preferencia e o não se agradar da forma dele expor, e respeito.

Abs

O Yamandu tá com uma série no youtube (não tenho muita informação): Histórias do Violão. Me parece que até o momento tem dois episódios, os dois na Argentina. Assisti só o segundo por enquanto, pois é com o Juanjo Dominguez um cara muito importante na guitarra argentina. Muito bom. 

Segue o link pra esse episódio: