Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

Yamandu Costa, Gênio em Movimentos, Novidades

Recommended Posts

Como é essa questão de gosto pessoal....

Não sinto essa emoção no Yamandu como em outros violonistas.

Na verdade não acho que ele seja tão bom quando o assunto são as nuances timbrísticas que são justamente o que transmite a emoção do violonista na música, a sua interpretação.

Acho que por esse motivo não o coloco como os 5 maiores violonistas que reverencio.

Sem contar que muitas vezes me irrita esse excesso de glisandos que ele executa durante um show.

Edited by Dilson

Para mim é justamente o contrário, Yamandu não transmite emoção, o cara é a própria emoção personifica, musicalmente falando, cada célula, átomo, partícula, do cara parece participar de sua musica/musicalidade rs

A orquestra entrou para quê mesmo? Rs

Edited by CarlosEdu

Mais emoção rs, Dilson já vi de tudo um pouco em DVDs, de Segovia a Bream, de Williams ao Barrueco, de Baden a Raphael, de Bellinati e Marco Pereira, de Zanon a Duo Assad. Piano, todos os classicos de Alicia de Larrocha a Michelangeli, de Gloud a Horowits, de Arrau a Argerich de Schiff a Zimerman ou Baremboin e sim, ah uma medida interessante de emoção singular em nosso Yamandu, esse DVD por exemplo está entre as maiores medidas de emoção que já escutei.

E o CD dele com Paulo Moura, que comprei na época então

Dilson, não sei se entendi bem o argumento do timbre.

Nuance de timbre é algo que se pode fazer no violão, mas nem todo mundo faz, Marco Pereira e Marcus Tardelli, por exemplo, tocam demais e não fazem uso de muita variação timbrística.

No universo dos violonistas clássicos, Bream inseria variações timbrísticas que não me pareciam acrescentar nada.

Pianista, então, estaria condenado à morte emocional, afinal o piano não tem riqueza de variação timbrística!

Já vi tanto quanto vc Edu, e o cara não me emociona.....

Não acho o timbre dele bonito, toca para caralho, mas não é bonito para mim...

isso é um ponto.

e um cara com tanto talento poderia explorar mais o violão em temos de timbre.

Edited by Dilson

Entendo Dilson, e respeito teu direito de discorda rs.

No inicio eu achava tudo sujo a uns 16 anos atrás, mas ele foi se moldando, melhorando, achava que ele atravessava os acompanhamentos e tudo isso melhorou...

Quanto ao timbre: Cor, som, intensidade e caracterização de um instrumento pela execução de quem o produz, nesse particular, nem sei separar o que é Yamandu do que seja, violão quando juntos, pois é algo tão intrínseco.

Bream o que Eugenio? Deixe de confusão presidente rs, são 40 CDs e 2 DVDs, paixão absoluta, o melhor do século XX, rponto falei.

Eu acho o Yamandu fantástico, mas se eu ouvir um CD inteiro dele, fico cansado por um mês... hehe

Mas aquele disco com o Dominguinhos eu não canso de ouvir!

É por causa do Dominguinhos...rss

Brincadeira a parte o Yamandu também me cansa, principalmente ao vivo.

Dominguinhos era um músico ímpar e pouco reconhecido como grande instrumentista que foi.

Eu iria dizer que é difícil achar um vídeo do Yamandu no youtube que eu realmente goste, mas como escuto muito pouco violão, penso que possa ser este o motivo.

Mas, de modo geral, gosto da técnica dele, a pegada é incrível, tem o ritmo necessário pra executar algumas coisas (não vejo tanto isso nos outros) e a sua relação entre o som que tá na cabeça e a transmissão dele para os dedos é de uma velocidade invejável (isso não é só ser rápido, mas ter uma simbiose mais profunda com o instrumento). Não gosto do resultado final de quase nada... Mas tem momentos sublimes que me faz querer ser o Yamandu quando eu crescer.

Poucos violonistas segurariam a onda aqui, mas o Yamandu manda muito: