Jump to content
Sign in to follow this  
Marcosviolao

Soundport

Recommended Posts

Também acho que não deva fazer diferença.

Fabiano, os seus dois violões tem a mesma configuração das madeiras?

Se for, Vc sentiu alguma diferença muito grande no timbre do violão? ( sei que cada violão tem seu timbre, mesmo com o mesmo tipo de madeira e feita pela mesma mão)

Pois já vi o Alexandre penezzi falar que ele favorece os médios e já o Lucio Jacob me falou que para ele favorece os agudos...

Pessoal,

Nunca fiz uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

Meu comentário inicial foi considerando a minha experiência com vários violonistas em festivais fora do Brasil, pois observo que esse é o maior público que utiliza o soundport.

Meu conhecimento é simplesmente empírico. Posso dizer que achei bem melhor. Acho que o som fica bem mais presente e chega em tempo real pra quem toca. O feedback é instantâneo.

Abraços.

Eu ía perguntar justamente isso Fabiano. O que tinha feito você escolher um violão com soundport.

Se você tem dois violões do mesmo autor: um com soundport e outro sem, acredito que seja a condição ideal para avaliar as diferenças entre eles.

Alem da diferença ao tocar em grupo citada por você, ao tocar sozinho, você também sente diferença? É melhor pra você se ouvir mais?

Já chegou a fazer algum teste se muda muito o som quando alguém está te ouvindo?

Oi Fernando, esqueci de dizer que já toquei em outros violões Samuel Carvalho sem sound port, tive a impressão que muda além do retorno, o timbre. Preferi sem. Mas concordo que pode ser útil em algumas situações. Mas toquei em um violão com um sound port diferente,em vez de um furo,vários furinhos... Este era um sete cordas de cedro do Clodoaldo Pirajá. Ao tocar achei um som incrível,mas quando ouvi de longe tive impressão que não projetava muito bem, quem estava tocando sabe tirar som... Pode ser o som mais escuro do cedro que não fazia projetar tanto...

Putz Adriano, aí muda totalmente de figura. Pelo que comentou achei que sua experiência anterior era apenas com tradicional de abeto.

Como você tocou violões do mesmo luthier, com e sem soundport e ficou com essa impressão, sua avaliação acaba tendo muito mais peso. É algo a observar essa questão da projeção que você comentou.

Porque se for "me ouvir melhor x a plateia me ouvir pior", a coisa muda muito de figura. É o que comentei anteriormente, se fosse a projeção e timbre se mantivessem e o músico ainda se ouvisse melhor, o violão só teria vantagens, não haveria motivo pra alguém encomendar um violão novo sem esse recurso.

Certamente, se um dia eu for comprar um violão com soundport, possibilidade que já cogitei, serei mais cuidadoso pensando nisso que você comentou, checando se é mais bacana pra mim e também testando para as diferenças para quem está ouvindo e não apenas tocando o violão.

Mas veja bem, eu não disse que com o sond port diminui a projeção, só relatei que o último violão que comentei parecia ter pouco som de longe enquanto tocando era muito bom. Mas sinceramente, acho que você deveria testar, inclusive mais de uma vez para você tirar suas próprias conclusões. Afinal tem muita gente que gosta do sound port, outros nem tanto...

Pessoal,

Estou sem tempo esses dias.

A grande questão é que teríamos que comparar dois violões do mesmo luthier com a mesma madeira. Do contrário, a comparação não funciona ainda que seja do mesmo luthier.

O grande ponto é o que eu coloquei inicialmente: há um feedback instantâneo para quem toca. É melhor para tocar com vários instrumentos, a exemplo de uma orquestra. É como se fosse um retorno!

Alguém comentou que sentiu mais médio com o soundport. Sinceramente, acho que é apenas uma impressão pois há mais violão no ouvido diretamente. Vale lembrar que prevalecem as frequências de médio em um violão tradicional de um modo geral.

Edited by fabiano borges

Ivan Reis    0

...A grande questão é que teríamos que comparar dois violões do mesmo luthier com a mesma madeira. Do contrário, a comparação não funciona ainda que seja do mesmo luthier....

Para a comparação ser realmente válida o ideal seria pegar um luthier que faça violão com soundport e que forneça a peça para "fechar esta porta".

Se formos seguir a lógica acredito que :

- deve haver sim mudança de timbre entre um violão com soundport e sem soundport ou com o soundport "fechado, importante frisar que esta mudança pode ser "para melhor" ou não;

- deve haver sim um melhor retorno do som para quem toca e;

- deve haver sim uma PIORA na projeção do som (menor projeção) já que o som sairá menos direcionado.

Para a comparação ser realmente válida o ideal seria pegar um luthier que faça violão com soundport e que forneça a peça para "fechar esta porta".

Se formos seguir a lógica acredito que :

- deve haver sim mudança de timbre entre um violão com soundport e sem soundport ou com o soundport "fechado, importante frisar que esta mudança pode ser "para melhor" ou não;

- deve haver sim um melhor retorno do som para quem toca e;

- deve haver sim uma PIORA na projeção do som (menor projeção) já que o som sairá menos direcionado.

O procedimento de fechar e abrir a porta ajuda na comparação, mas não é estrutural a meu ver. Por isso, citei o antes e depois de um mesmo instrumento.

Não acho que há uma piora na projeção. Observei justamente o contrário em todos os violões que experimentei.

Observei o procedimento em violões canadenses em nomex e outros bons instrumentos, a exemplo do Connor: http://www.thisisclassicalguitar.com/sound-portals-soundports-for-classical-guitar/

O último que testei foi o da Katrin Endricat durante um festival em Lima em 2014.

Abraços.

Edited by fabiano borges