Jump to content
Marcosviolao

Silvio Santisteban, alguém conhece?

Recommended Posts

On 23/04/2017 at 2:51 PM, Dilson said:

Interessante como ele apoia a mão direita, lembra um baixista....

Paula,

a gente sabe que há excelentes violonistas que não são tão bons como professores, e também o contrário, pessoas nem tanto talentosas mas sabem passar o que sabem de forma ímpar.

Como ele era como professor?

Dilson,
Primeiramente, desculpas pela demora na resposta.
O método de ensino de Sílvio Santisteban é desenvolvido por ele, é exclusivo para os alunos, muito rico. Eu acredito que é o melhor método que eu já vi, pois mistura o aprendizado da leitura musical por partituras, escalas e também através dos acordes cifrados. Ou seja: o aprendizado musical não fica de fora, mas os alunos, principalmente os mais jovens, se sentem estimulados pois rapidamente aprendem nas aulas de acompanhamento a tocar músicas e se divertir com o instrumento. Mas as aulas de solo, técnica e e leitura não ficam de fora.
Como professor, ele sempre foi extremamente acessível, propunha-se a ensinar qualquer música que os alunos lhe pedissem, era didático e paciente. Mas era sério, não fazia o tipo "professor amigão descolado", sabe? Particularmente, eu preferia assim, pois era uma adolescente meio fechada..rs. 
Lembro-me também que ele possuia outros materiais que deixava à disposição dos alunos mais curiosos, alguns até em video. Sempre contava algumas experiências pessoais com violonistas conhecidos, o que enriquecia as aulas...

Sinto saudades, e sempre me recordo com carinho que fazíamos aniversário no mesmo dia.
À disposição.
Grande abraço.

On 08/11/2016 at 5:41 PM, rods said:

CDs eu não conheço nenhum, mas nas partituras que o Ivan Paschoito tem lançado tem várias transcrições/arranjos do Silvio Santisteban. E são bem legais. Eu estou tirando "Por Una Cabeza" e também "Desafinado", ambas transcrições dele publicadas pelo Ivan. São muito gostosas de tocar e soam muito bem (Por Una Cabeza está em um dos videos acima). Tenho também o Chega de Saudade, mas essa ainda não comecei a ler.

Rodrigo

O Silvio tem 3 CDs lançados, um DVD e gravou seu primeiro LP nos EUA.

On 22/04/2017 at 9:07 PM, Paula Cortinovis said:

Foi meu professor dos 16 aos 19 anos, entre 1997 e 1999. Rua do Tatuapé.
Que saudades!

Paula R Cortinovis. 

Como andam os seus estudos?

Conheço  essa escola.  Do nosso pedaço. 

Saudades.