Jump to content
Sign in to follow this  
Pedro Henrique Álvares

Palheta ou Unha?

Recommended Posts

Passei os últimos dias ouvindo muita coisa do Al Di Meola, e aí, é claro, vem aquela parada na cabeça: - Palheta no nylon?

Mas a bem da verdade parece que o violão é tão mágico que da espaço para todos e, se ele é capaz de fazer isso, quem sou eu para dizer que não.

Edited by Pedro Henrique Álvares

O Al di Meola gosta bastante do violão. Tem disco dele que a grande maioria das faixas é tocada com violão e, sempre, violão de náilon.

Eu não ligo para o uso da palheta. Agora, tem que ter um certo cuidado, se não fica com um som de plástico, parecendo aquelas guitarras (pequenininhas) de brinquedo que custam $1,99 e vem com linha de pesca como corda. http://www.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/guitarra-de-brinquedo-infantil/guitarra-de-brinquedo-infantil-6.jpg

Tem uma ViolãoPro com o Bellinati que ele fala em lixar as palhetas, assim como lixa as unhas.

Um ponto importante, muito obviamente, é o violão. Tem muito violão que não aceita palheta, você usa e o som já era. Eu tenho um DiGiorgio Author 3 que tem um som bastante razoável com cordas de qualidade e unha lixada. Agora, coloca uma palhete no bicho, o "trem" fica parecendo aqueles violões chineses de $100 "contos". Digo o mesmo para os grandes violões de concerto, principalmente os que tem muitos harmônicos são impossíveis de se usar palheta.

Já vi, por exemplo, o modelo TS1 dos Irmãos Carvalho sendo tocado com uma palheta bem lixada e cordas de qualidade soar bastante bem. Mas essas coisas são meio relativas, nos vídeos do Um café lá em casa, do Nelson Faria, ele usa palheta em alguns com violão de náilon e soa extremamente bem. Ele usava um instrumento de um desses luthiers mais conhecidos, se não me engano, era um Antônio de Padua.

Qual o violão o Al di Meola usa no vídeo?

Interessante, nunca parei para pensar que a construção do violão interfere em muito no som com a palheta.

Cara, eu não faço a menor ideia de que violão ele usa. A única coisa que arrisco dizer é que é um daqueles com saída MIDI, porque tem horas que o cara coloca uns efeitos junto. Mas seria interessante caso alguém pudesse arriscar qual violão ele usa.

Eu gosto de nylon tocado com palheta, tem um sabor diferente.

Al diMeola é um músico excepcional. Ele muda muito de instrumento, alterna entre guitarra e violão, aço e nylon.

Ele já tocou com ovation, violão flamenco, está sempre tentando violões diferentes, seja de marca ou de luthier.

Os workshops dele também são legais de assistir, ele fala muito em tempo, marcação, pausa, síncope, ele é um metrônomo humano.

Nessa faixa aqui ele tocou tudo, nylon, aço, percussão, baixo.

Não conhecia essa álbum com o Staley Clarke, outro mostro.

A questão da construção, não necessariamente, é regra. Já vi gente usando palheta em muitos instrumentos diferentes, e fiquei com essa impressão. Isso vária de músico para músico, claro. Acho que a maior dificuldade, é não deixar o som muito uniforme e sem vida. A palheta tende a uniformizar muito o som.

Esse violão, do primeiro vídeo, eu já vi ele usando muitas vezes, mas não sei qual é. No disco The Guitar Trio, que o Eugenio postou uma música, ele usa ovation.

O que mais me impressiona é o Al di Meola com a elétrica.

O que acho mais interessante na música dele é a diversidade. Se for escutando os discos na ordem de lançamento, você percebi isso muito nitidamente. Tem muito som diferente e bom ali.

Edited by Dr.Pacheco

Ele era mais elétrico e mais doido no tempo da barba, rabo-de-cavalo e oclão. :icon_eek:

Coincidência ou não, depois do banho de loja ele passou a fazer acústico. :risadinha:

Não sei qual dos dois estilos dá mais dinheiro, mas lembro num show dele ter feito uma brincadeira dizendo que vem tentando se livrar da guitarra faz tempo.