Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

[Desáfio] 5 Discos de Violão (que te Influenciaram)!

Recommended Posts

Ficou perfeito; edição profissional, belos álbuns e novos conhecimentos... Que venham os próximos desafiados.

Com certeza o Alma seria uma unamidade, na minha opinião, um dos grandes discos da história!

Alma talvez seja o disco do Egberto que também mais foi arranjado pra outros instrumentos, inclusive o violão.

É o disco que reúne Infancia, Baião Malandro, Loro, Palhaço, Agua e Vinho. É violência de ponta a ponta. :risadinha:

Tem outros 5 que eu também mencionaria.

Circulo das Cordas - Marco Pereira

Pixinguinha de Bolso - Marcello Gonçalves e Henrique Cazes

Choros e Valsas do Brasil - Paulo Bellinati

Dois Tempos - Yamandu Costa e Lucio Yanel

Cry My Guitar - Raphael Rabello

E eu continuo sem sair do violão brasileiro. :)

Houve também duas coletâneas bem interessantes que reuniram um monte de gente, outra hora eu falo.

As faixas foram gravadas em shows, os eventos foram promovidos pelo Banco do Brasil na época.

Disco de violonistas, seriam esses:

1 - Raphael Rabello - Todos os tons

2 - Paco de Lucía - Interpreta a Manuel de Falla

3 - Marco Pereira - Valsas Brasileiras

4 - Baden Powell e Vinícius de Moraes - Os Afro-Sambas (1966)

5 - Sérgio e Odair Assad - Play Piazzolla

Alma talvez seja o disco do Egberto que também mais foi arranjado pra outros instrumentos, inclusive o violão.

É o disco que reúne Infancia, Baião Malandro, Loro, Palhaço, Agua e Vinho. É violência de ponta a ponta. :risadinha:

Na verdade o disco Alma é uma "coletânea", o que facilitou reunir tantas músicas boas num só disco, o espanto é como o Egberto rearranjou essas músicas só num piano de forma belíssima...

A primeira versão de Água e Vinho é igualmente linda e com uma letra forte do poeta Geraldo Carneiro.

Edited by Dilson

Nessa linha de violão, recomendo fortemente o novo disco Voz de Mágoa do Dori Caymmi.

O disco é só voz e violão. Dori faz uma parceria em 13 poemas inéditos de Paulo César Pinheiro.

Disco belíssimo, de uma delicadeza e musicalidade ímpar, recomendo a todos.

Nessa linha de violão, recomendo fortemente o novo disco Voz de Mágoa do Dori Caymmi.

O disco é só voz e violão. Dori faz uma parceria em 13 poemas inéditos de Paulo César Pinheiro.

Disco belíssimo, de uma delicadeza e musicalidade ímpar, recomendo a todos.

Coloquei na minha lista! :thumbsup:

Na verdade o disco Alma é uma "coletânea", o que facilitou reunir tantas músicas boas num só disco, o espanto é como o Egberto rearranjou essas músicas só num piano de forma belíssima...

A primeira versão de Água e Vinho é igualmente linda e com uma letra forte do poeta Geraldo Carneiro.

Na verdade ele também usa sintetizadores como um pano de fundo em algumas músicas, mas de forma tão discreta e sutil que só se presta atenção mesmo no piano.

A versão original de Água e Vinho é meio psicodélica, aliás o disco todo é meio assim, coisa do início da década de 70. O Egberto ainda se aventurava a cantar na época.

Outros dois álbuns que mexeram com a minha cabeça foram Diamond Land e Moonstone do Toninho Hora, esses mineiros tem uma forma de harmonizar que mexe com a gente......

Destaco a música Pilar como resumo desses dois discos.

Taí, por achar meio crossover demais, nunca dei muita atenção ao Toninho Horta; lembro do programa do Zanon sobre ele; uma amiga que está no curso de licenciatura em musica na universidade catolica; gosta muito e sempre que ela grava ele me envia. Solo acho interessante.