Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Guinga Roendo Pinho

Recommended Posts

Esse disco foi lançado em 2014 por um selo alemão.

É uma rara oportunidade de ouvir Guinga tocando puramente solo.

Vale a pena conferir.

Esse é o clima e estilo do disco:

Concordo Marcos, o cara é de uma simplicidade; acho engraçado que chamam Marcus Tardelli de genio quando interpreta Guinga, o genio não deveria ser o compositor por trás de tais criações...

acho engraçado que chamam Marcus Tardelli de genio quando interpreta Guinga, o genio não deveria ser o compositor por trás de tais criações...

Pergunta pro Guinga que ele te responde

Na verdade eu já vi varias vezes ele explicando aqui,

Algumas perguntas:

01 O que o Marcus Tardelli gravou até aqui?

02 Ah de genialidade na técnica? (a técnica de usar os dois lados do polegar chama-se alzapua, e já existia com Garoto 1930); haja vista que os violonistas flamencos usam algo semelhante desde o século XVIII.

03 O que Tardelli tem que:

Rogerio Caetano,

Chrystian Dozza(esse acho genial, criador etc),

Marcello Gonçalves,

Não tenham? Realmente fico a me perguntar sobre essa genialidade ainda não vista, pouco conhecida, guardada a 7 chaves.

Esse video do Guinga na verdade não é tão explicativo assim, é mais uma visão profunda de como artistas geniais muito fora da curva, acabam sofrendo uma certa resistência da contemporaneidade, como se viu muito na história.

Sobre o disco que Tardelli toca Guinga, como você acha estranho muita gente achar genial, sugeri a você, em alguma oportunidade, perguntar ao próprio compositor o que o Tardelli fez com a sua música, que certamente ele vai te dizer.

Eu já conversei com o Guinga sobre isso várias vezes, o que ele diz sempre é: Tardelli não só toca minhas músicas tecnicamente e musicalmente muito melhor do que eu. Ele melhorou minhas músicas, assim como faz com a maioria das músicas que toca".

Tive alguns contatos pessoais com o Tardelli e pude observar que a relação que ele tem com a música é totalmente desvencilhado de carreira, é um artista puro sem muitas pretensões egocêntricas e vaidades pessoais. Acho muito evoluído da parte dele, mas fica aqui meu puxão de orelha, ele precisa levar sua arte ao conhecimento das pessoas, pois esse Mingus Samba e Lacan que estão no Youtube não são videos que podem dimensionar a arte dele. Eu sei disso, pois já o assisti ao vivo algumas vezes, mas quem não pôde, não vai conseguir entender o que muitos falam, se só o conhecem pelos poucos videos que postaram no youtube.

Dessa forma, ele em parte, acaba contribuindo com essa "incompreensão" da sua própria genialidade.

Edited by Amorim

Tive alguns contatos pessoais com o Tardelli e pude observar que a relação que ele tem com a música é totalmente desvencilhado de carreira, é um artista puro sem muitas pretensões egocêntricas e vaidades pessoais. Acho muito evoluído da parte dele, mas fica aqui meu puxão de orelha, ele precisa levar sua arte ao conhecimento das pessoas, pois esse Mingus Samba e Lacan que estão no Youtube não são videos que podem dimensionar a arte dele. Eu sei disso, pois já o assisti ao vivo algumas vezes, mas quem não pôde, não vai conseguir entender o que muitos falam, se só o conhecem pelos poucos videos que postaram no youtube.

Dessa forma, ele em parte, acaba contribuindo com essa "incompreensão" da sua própria genialidade.

Massa Amorim, obrigado por compartilhar a experiencia com o mestre Guinga.

Na verdade assisti tb 2x o Hangout com eles dois pelo Fernando Cury; mas nunca o vi de perto.

Edited by CarlosEdu

Beleza Carlos,

Muito importante esse registro do Guinga de suas composições de violão solo, da maneira que foram concebidas.

Inclusive fica muito interessante agora compararmos algumas interpretações do Tardelli e do próprio compositor.

Cheio de Dedos

- Tardelli:

- Guinga:

Igreja da Penha

- Tardelli:

- Guinga:

Unha e Carne (por ser uma homenagem, essa música foi gravada na íntegra pelo Tardelli, sem arranjo)

- Tardelli:

- Guinga: