Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Guinga Roendo Pinho

Recommended Posts

Beleza Carlos,

Muito importante esse registro do Guinga de suas composições de violão solo, da maneira que foram concebidas.

Inclusive fica muito interessante agora compararmos algumas interpretações do Tardelli e do próprio compositor.

Cheio de Dedos

- Tardelli: https://www.youtube.com/watch?v=kawAv5pwWTo

- Guinga: https://www.youtube.com/watch?v=6ZzdoHyZOL0

Igreja da Penha

- Tardelli: https://www.youtube.com/watch?v=iDHN-fDHmjs

- Guinga: https://www.youtube.com/watch?v=envfofjrNgQ

Unha e Carne (por ser uma homenagem, essa música foi gravada na íntegra pelo Tardelli, sem arranjo)

- Tardelli: https://www.youtube.com/watch?v=PWYekgXP6yg

- Guinga: https://www.youtube.com/watch?v=opTRuLRImQc

u

Amorim,

Existe transcrição de Unha e carne?

Acredito que o intérprete possa também ser gênio, há viários casos assim de músicos brasileiros.

Acho o Tardelli um excelente violonista, já fui a show dele e fiquei na primeira cadeira, showmuito bom, mas não o considero entre os meus violonistas preferidos.

O Guinga é um excelente harmonizador, tudo muito bem feito e pensado, mas também não está entre os meus preferidos, no fim tudo é uma questão de gosto e de escolas que intérpretes e compositores criam, seria sua força gravitacional influenciando outros compositores e músicos.

Marcos, eu tenho uma transcrição de Unha e Carne. Até me aventurei a gravar no YouTube também.

Eu também vejo o Tardelli como melhor intérprete de Guinga que o próprio Guinga.

Mas é como o Dilson falou, é uma questão de gosto.

E também endosso o puxão de orelha, Marcus Tardelli devia gravar mais.

Guinga tem peças que são parecidas entre si, mas ele volta e meia produz pérolas e diamantes. :)

Marcos, eu tenho uma transcrição de Unha e Carne. Até me aventurei a gravar no YouTube também.

Eu também vejo o Tardelli como melhor intérprete de Guinga que o próprio Guinga.

Guinga tem peças que são parecidas entre si, mas ele volta e meia produz pérolas e diamantes. :)

Opa!!! Eu gostaria de tocar.

Não sabia que a versão que Tardelli toca é do Guinga.

Acredito que o intérprete possa também ser gênio, há viários casos assim de músicos brasileiros.

Acho o Tardelli um excelente violonista, já fui a show dele e fiquei na primeira cadeira, showmuito bom, mas não o considero entre os meus violonistas preferidos.

O Guinga é um excelente harmonizador, tudo muito bem feito e pensado, mas também não está entre os meus preferidos, no fim tudo é uma questão de gosto e de escolas que intérpretes e compositores criam, seria sua força gravitacional influenciando outros compositores e músicos.

Na primeira sequencia concordo plenamente, a exemplo Dilermando (para mim tanto como compositor quanto como interprete; e os caras considerados grandes hoje no Brasil, tem um respeito enorme por ele). Geniais, Baden Powell, Marco Pereira(vi de perto e foge a norma); Raphael Rabello(ainda bem que era brasileiro, um dos maiores músicos que já surgiu em qualquer parte do mundo)... E outros.

Sobre Guinga, poxa, realmente sou encantado pela música dele; sua forma de compor e harmonizar sim, está acima da média.

CarlosEdu: Como tenho dito, vc toca muito bem Genio e merecemos novas gravações.

CarlosEdu(Sim, nisso concordamos, a força da juventude, metade da idade e agarra que ele emprega).

CarlosEdu (falei isso um dia desses ao amigo Marcos Cesar e Kelvin, quase não existe o que ouvi dele, e olhe que sou um colecionador de novidades mediano a anos)

CarlosEdu (não conheço tão bem assim, todos os CDs de Gunga, mas nosso amigo Eugenio sabe das coisas, sempre que pergunto ele sabe, e se ele diz acredito rs; sim perolas como Igreja da Pena(me emocionei muito a primeira vez que ouvi), Cheia de Dedos(harmonização mais que perfeita); em fim um grande artistas.

Engraçado: Guinga só estudou com os pontas, com os mestres do Brasil, e vive dizendo não ter uma educação musical precisa rss. Academia não quer dizer nada. Segovia nunca foi academico, Villa Lobos também não; Yamandu também não então...

Edited by CarlosEdu

Segovia e Villa-Lobos são acadêmicos, sim, o fato de não serem diplomados não muda isso.

O mesmo com os Assads, não têm diploma, mas são professores de universidade e conhecem muito de teoria.

Guinga tem um estilo muito orgânico de compor, bem violonístico, muito corda solta. Me parece mais intuitivo, ele não escreve.

O Tardelli tem um jeito mais organizado de pensar e tocar, e é um músico híbrido (clássico e popular).

O Guinga tem uma coisa que não tem preço e vale mais que qualquer diploma : estilo!

Você pode até não gostar, eu gosto muito, mas a música dele tem nome e sobrenome.

Pode ser com ele tocando, com o Tardeli, com o Hamilton, pode ser a Monica Salmaso ou Leila Pinheiro cantando, você ouve e sabe que é Guinga!

O Guinga tem uma coisa que não tem preço e vale mais que qualquer diploma : estilo!

Você pode até não gostar, eu gosto muito, mas a música dele tem nome e sobrenome.

Pode ser com ele tocando, com o Tardeli, com o Hamilton, pode ser a Monica Salmaso ou Leila Pinheiro cantando, você ouve e sabe que é Guinga!

Isso mesmo!!!