Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Guinga Roendo Pinho

Recommended Posts

O Guinga tem uma coisa que não tem preço e vale mais que qualquer diploma : estilo!

Você pode até não gostar, eu gosto muito, mas a música dele tem nome e sobrenome.

Pode ser com ele tocando, com o Tardeli, com o Hamilton, pode ser a Monica Salmaso ou Leila Pinheiro cantando, você ouve e sabe que é Guinga!

:41::41::41:

u

Amorim,

Existe transcrição de Unha e carne?

Existem algumas transcrições pela internet, mas pelo sei, nem Tardelli nem Guinga transcreveram.

Endosso o coro aqui pro Tardelli editar seus arranjos, já fiquei pentelhando ele uma vez pra transcrever, ele disse que tinha mesmo que parar pra trabalhar nisso, mas o cara faz tudo de orelha, sai tocando as coisas tudo de memória e faz suas criações na base da intuição. Acho que alguém vai ter que sentar com ele pra organizar isso porque pelo que pareceu, da mesma forma que o Raphael Rabello, ele não tem muito hábito de escrever seus arranjos.

Engraçado: Guinga só estudou com os pontas, com os mestres do Brasil, e vive dizendo não ter uma educação musical precisa rss. Academia não quer dizer nada. Segovia nunca foi academico, Villa Lobos também não; Yamandu também não então...

Ele realmente não teve uma educação acadêmica formal, não sabe ler partitura, tão pouco conhece teoria ou harmonia funcional.

Ele teve algumas aulas de violão quando era jovem com Jodacil Damasceno, que ao perceber que ele tinha mais vocação pra compor, começou a usar as aulas mais pra mostrar ao Guinga os grandes compositores da música clássica.

O aprendizado do Guinga está mais ligado a ouvir obsessivamente os grande compositores, além das influências que teve no violão como o Garoto, Helio Delmiro e hoje o Tardelli. Ele dedicou 1/3 da sua vida a ouvir rádio nas madrugadas, perdendo horas e horas de sono. Hoje ele virou praticamente um zumbi rsrsrsrs, se habituou a dormir muito pouco por causa dessa mania.

Guinga tem peças que são parecidas entre si, mas ele volta e meia produz pérolas e diamantes. :)

É isso que não o faz entrar entre os meus preferidos, quando você junta toda a obra "tem muito do mesmo" em termos de melodia, obviamente com belíssimas exceções, mas no geral me cansa escutar dois discos em sequência....

Edited by Dilson

Ele realmente não teve uma educação acadêmica formal, não sabe ler partitura, tão pouco conhece teoria ou harmonia funcional.

Ele teve algumas aulas de violão quando era jovem com Jodacil Damasceno, que ao perceber que ele tinha mais vocação pra compor, começou a usar as aulas mais pra mostrar ao Guinga os grandes compositores da música clássica.

O aprendizado do Guinga está mais ligado a ouvir obsessivamente os grande compositores, além das influências que teve no violão como o Garoto, Helio Delmiro e hoje o Tardelli. Ele dedicou 1/3 da sua vida a ouvir rádio nas madrugadas, perdendo horas e horas de sono. Hoje ele virou praticamente um zumbi rsrsrsrs, se habituou a dormir muito pouco por causa dessa mania.

Que eu sabia eu ler sim.

Amorim, existem vídeos, partitura não.

Obrigado Amorim!

Mas a biografia oficial dele discorda de você; ele estudou 5 anos com Jodacil, e só ouviu música???

http://www.guinga.com/index.php/about-biografia

"OS MAIS BELOS ACORDES DO SUBÚRBIO – Guinga (neé Carlos Althier de Souza Lemos Escobar), é carioca da zona norte do Rio de Janeiro – o bairro de Madureira –, onde nasceu em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno. "

http://www.terra.com.br/istoegente/117/reportagem/musico_dentista.htm

Interessante

http://cliquemusic.uol.com.br/materias/ver/genioso-e-genial--guinga-e-retratado-em-livro

Gostei bastante

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6126/guinga

Edited by CarlosEdu

Beleza Carlos,

Muito importante esse registro do Guinga de suas composições de violão solo, da maneira que foram concebidas.

Inclusive fica muito interessante agora compararmos algumas interpretações do Tardelli e do próprio compositor.

Cheio de Dedos

- Tardelli:

- Guinga:

Igreja da Penha

- Tardelli:

- Guinga:

Unha e Carne (por ser uma homenagem, essa música foi gravada na íntegra pelo Tardelli, sem arranjo)

- Tardelli:

- Guinga:

Trabalho primoroso de música brasileira!

Simbiose perfeita entre compositor e intérprete.

Edited by fabiano borges

A gente acabou trazendo à tona leitura musical.

Eu aprendi solfejo, mas minha leitura é uma desgraça total.

Eu preciso ler pelo menos 10 vezes e no final acabo tocando de ouvido.

Eu passei uns 2 anos com violão clássico e nunca consegui ler nada de primeira.

Então não me espantaria o Guinga passar 5 anos com o Jodacil e não ler.

Não é que ele não tenha aprendido mínima e semínima, mas ler música vai além disso.

E podia ter sido 5 anos com uma aula por semana.

O Guinga é visivelmente um cara com uma música sofisticada.

Se ele aprendeu de ouvido ou com leitura, não faz diferença.