Jump to content
Sign in to follow this  
Dilson

Eterno Problema da corda sol

Recommended Posts

Em princípio confesso que estou muito satisfeito com o meu violão, a corda sol soa muito bem, porém não responde tão bem como as outras cordas do violão.

Já toquei em vários violões de autor, uns excelentes outros nem tanto, mas não me recordo de nenhum que a corda sol se destacasse.

Alguém já tocou em algum violão com essa qualidade? Ou será que isso é tão intrínseco ao nosso instrumento que o jeito é nos acostumarmos?

Olá Dilson, já reparei algumas vezes isto, mas comecei a utilizar encordoamentos mais nobres em meus violões e a diferença da corda Sol pelo menos pra mim não existe mais. 

Qual encordoamento você utiliza e qual violão?

Abs,

Eu uso Augustine, reconheço que encordoamentos mais nobres diminuem em muito essa diferença, mas nunca vi a sol soar como as outras.

Pois é, uso Augustine Blue tensão alta também adoro essas cordas, em Del vecchio Concertista e Takamine japonês e pra mim soam perfeitamente. Tenta Savarez tensão alta, é um pouco mais cara mas acho que vale a pena, embora nunca tenha usado, mas ouve-se bem !

Acho que tem a ver com o encordoamento.

A transiçao da corda sol pra ré muda muito, uma é encapada com metal, a outra é lisa.

Há séculos atrás a DiGiorgio lançou uma corda sol encapada com nylon, idéia bem legal, eu gostei.

Mas nunca mais vi nada parecido.

Há séculos atrás a DiGiorgio lançou uma corda sol encapada com nylon, idéia bem legal, eu gostei.

Como assim? Ela era revestida tipo a sobressalente que vem nas cordas da D'addario? Mas, no caso da D'addario é a Ré, né?

É interessante essa questão da cor sonora de cada corda do violão e como isso varia muito de gosto para gosto. Eu sempre me dei bem com a cor própria que as cordas geralmente carregam (Salvo exceções deste e daquele encordoamento), portanto nunca tive problema com essa cor escura da corda sol, ou do som geralmente aberto da corda mi. Essa corda sol encapada, por exemplo, me desagrada um bocado. Mas a melhor solução para isso é de fato testar vários encordoamentos ou combinações de diferentes encordoamentos no violão e ver qual soa mais agradável.

Edited by leomoreira

Eu sempre usei Augustine e adoro o timbre dela, porém essa coisa dos bordões das Augustines sumirem rapidamente estão me incomodando muito ultimamente.

Decidi que vou comprar outras marcas e ir testando.

Alguém já testou a marca John Pearse?

Edited by Dilson

On 30/06/2017 at 0:54 PM, Dilson said:

Eu sempre usei Augustine e adoro o timbre dela, porém essa coisa dos bordões das Augustines sumirem rapidamente estão me incomodando muito ultimamente.

Decidi que vou comprar outras marcas e ir testando.

Alguém já testou a marca John Pearse?

Posso estar enganado, mas minhas impressões sempre me levaram para o seguinte caminho: cordas que tem muito brilho, como característica principal, tem tendência a durar mais. Usei D'addario por um tempo, as cordas duravam uma eternidade. Mas o som me incomodava e, o brilho excessivo, ainda mais.

Agora, todas as vezes que usei Augustine, achei que a duração dos baixos não era das melhores. Como ando sem grana pra importar codas, tenho usado apenas Giannini :frusty: que eu me lembre, a duração delas nunca foi das melhores. Se me lembro bem, tocando umas 2 horas por dia, eles, os bordões, iam embora em menos de três semanas. Já as primas, como na grande maioria das marcas, duram bem mais. Alias, até as primas da Giannini, que tem som ruim, tem boa durabilidade. Eu diria que, se valesse a pena comprar baixos separados, eu trocaria os baixos três vezes para cada prima.

Em relação a baixos separados, seria legal se as empresas nacionais vendessem eles separados. Já tentei entrar em contato com algumas perguntando sobre essa possibilidade. Não obtive resposta de nenhuma. Até porque, daqui a pouco vou estar usando Rouxinoul (até dão uma palhete com premio de consolação :risadinha:) ou Canário, porque tem loja que tá com a cara de pau de cobrar 30-40 reais em um jogo de tensão alta da Giannini Clássica. :thumbsdownsmileyanim:

Depois de tanta enrolação, vou responder sua pergunta sobre outras marcas. O que aprendi, ao longo do tempo é: cordas só testando! Como você sabe, o som varia de acordo com o instrumento e com a mão de quem toca. Logo, a única solução é testar! Essas John Pearse você viu na SBM?

Essas eu conheço para aço e são excelentes, vou testar para nylon. Vi na SBM