Jump to content
Sign in to follow this  
adrianoviolonista

Baiãofusão - Adriano Oliveira (música autoral)

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar esta música de minha autoria chamada Baiãofusão!
Foi gravada no Estúdio 12 por 8 com meu amigo Pablo Moreno Pires.

Adriano Oliveira

Edited by adrianoviolonista

Adriano, gostei muito da composição e da sua fluência tocando. 

E é um baião onde a parte mais "alegrinha" é em mi menor, isso também chamou minha atenção.

E a parte mais "sossegada" ficou em mi maior. :)

A qualidade do vídeo e da gravação também ficaram com nível profissional. :thumbsup:

Obrigado Eugênio!

Engraçado que muitas vezes quando compomos não pensamos no que estamos fazendo, mas você fez uma análise muito interessante que agora me dei conta. Por outro lado acho que existe um mito de que a tonalidade maior é alegre e que a menor é triste. Se bem que o mi menor da minha música é modal, mas de qualquer forma gosto de ouvir a opinião de quem está com um olhar externo.

Quanto a gravação, foi feita no estúdio de um amigo aqui em Salvador, ele realmente é um profissional de extrema competência e tem equipamentos de primeira linha, acho que Marcos César já gravou lá também...

Realmente é um mito de que sempre tem que ser alegre ou triste e compositores volta e meia brincam com isso.

Mas mesmo não sendo 100% dos casos, é tão comum ver as tonalidades maiores e menores associadas a alegria e tristeza que a gente não pode deixar de lado.

No violão, Marcha dos Marinheiros (Canhoto) é uma música bem alegrinha escrita em um tom menor e Sonho de Magia (Pernambuco) é em tom maior e bem nostálgica.

Voltando à sua composição, eu gostei também da melodia, bem "pegajosa", a gente memoriza rapidamente e fica cantarolando.

Eu particularmente adoro a quarta aumentada da música nordestina, é um troço que sempre me emociona e você também usou nessa composição.

Eu também gosto muito da quarta aumentada, aliás os modos da música nordestina me deixam fascinado, bem como o ritmo do baião. Deve ser porque meu pai tinhas discos de Luiz Gonzaga e eu escutava desde muito pequeno, achava fascinante como ele fazia as inflexões melódicas tanta no dórico quanta no mixolidio, e a quarta aumentada...

Mas confesso que nessa música tive influências de Elomar e Nonato Luiz hehe

Edited by adrianoviolonista

Nonato Luiz é um monstro, o disco Baião Erudito é um obra prima absoluta, imperdível.

Eu preciso voltar a ouvir Elomar, difícil explicar a existência de um músico como ele, o cara parece que vive num universo paralelo.

Seja qual for a fonte, sua música ficou excelente e está super bem tocada.

Muito boa a composição Adriano, parabéns. Achei o título curioso se puder contar a história é legal. 

Acho que te vi tocar naquele encontro cordas dedilhadas em homenagem ao Ronoel Simões(Museu de artes da Bahia).

Edited by CarlosEdu

Obrigado! O Título dela na verdade demorou para sair... Eu toquei para alguns alunos e uma aluna me falou que a música parecia uma confusão, aí só fiquei com isso na cabeça daí pensei a chamar de Baiãofusão, uma confusão de baião, hehe Mas acho que pode ser interpretado como uma fusão de elementos da música nordestina.

Resultado final primoroso; anos atrás fiquei uma homenagem nordestina com meu filho na época 2 anos e me interrompendo de estudar; ficou um improviso para ele se acalmar, um dia eu melhoro e escrevo; ele o tempo todo mexendo no instrumento