Jump to content
neuraman

Ajuda na identificação e possível escolha (violão sem referências)

Recommended Posts

Boa noite senhores(as)!

Sou novo no fórum e o li com muito afinco e interesse nas últimas semanas, principalmente nesta área de luthieria!

Resolvi criar este tópico pois não encontrei referências a este modelo de violão na internet e fui obrigado a entrar em contato com o fabricante, que me passou algumas especificações e uma história, que esconde um "segredo", que gostaria de compartilhar na esperança de encontrar alguém da comunidade que saiba maiores detalhes!

Estou para começar a aprender a tocar e comecei uma busca por informações e pesquisa por preços para tentar comprar o violão de melhor custo benefício possível. Nas minhas andanças me deparei com um violão da Giannini modelo GC-104 e tive a oportunidade de testa-lo contra diversos violões dentro do meu orçamento (~1000R$). Dentre os que me chamaram a atenção estão o Rozini 210 e 220, Yamahas série C em geral e este Giannini em questão.

Fui para casa pesquisar mais e para minha surpresa não encontrei referências na internet... encontrei posts de compradores do violão que estavam em busca de informações inclusive no Facebook do fabricante. Enviei uma mensagem a Giannini que me respondeu dizendo que o instrumento foi resultado de uma parceria com um cliente especial que em um dado momento encerrou a parceria e a empresa disponibilizou o violão para venda em outros canais. Mais interessado ainda pedi informações sobre as madeiras e especificações do violão e recebi o seguinte:

Tampo em Red Cedar Maciço

Laterais, fundo, cavalete e escala em Rosewood.

Nut 52mm em osso sintético.

Devido ao preço para tampo maciço, som para mim muito agradável e uma possível "exclusividade" ou história por trás do desenvolvimento fiquei muito interessado sendo os violões da Yamaha minha segunda escolha...

Dúvidas sobre o GC-104:

Algum distinto membro deste fórum saberia algum detalhe da história de criação deste instrumento? Saberiam que parceria foi essa? Alguém o possuí e o recomenda?

Dúvidas gerais:

É muito importante a existência de um parafuso tensor? Sem o tensor um luthier teria um trabalho hercúleo para desempenar o braço? Alguém recomenda algum outro violão nessa faixa de preço ~1000R$?

Muito obrigado pela atenção!

Única foto que consegui tirar do mesmo.

Olá, 

Acredito que o ideal seria testar o violão antes de comprá-lo, como vai começar aprender poderia pedir a um amigo que toque para testar. Eu posso falar da Yamaha, cujos os violões tenho visto certa regularidade na qualidade, da Giannini, não tenho testado ultimamente, mas um tampo maciço geralmente é melhor que laminado. Quanto ao tensor é relativo, alguns Violões que não possuem podem não empenar nunca. E outros mesmo com tensor podem não conseguir desempenar com o tensor dependendo do grau do empeno...

Eu compraria o que tivesse o melhor som e tocabilidade, mas teria que testar...

Olá Adriano obrigado pela resposta!

Nesta semana voltei na cidade em que encontrei o violão e o comprei! Haviam 3 exemplares e ao meu ouvido eles estavam com o som igual ou muito próximo. O vendedor com mais experiência tocou alguns acordes com eles e recomendou um que por coincidência não possuía muitas marcas no verniz e o tom da madeira como um todo era homogêneo (havia um com a madeira do braço bem mais clara que o resto do instrumento).

Um dos vendedores/músicos da loja disse que a história é que a Giannini enviou o projeto de um violão protótipo para a fábrica na china construir um contêiner de instrumentos e que quando os mesmos chegaram ao Brasil houve uma disparada do dólar que inviabilizou o comércio deles no mercado nacional... assim a empresa resolveu distribuir o mesmo no mercado a preço de fábrica.

Em minhas leituras vi que muitos consideram que o red cedar no tampo apresenta um volume maior e acho que isso pesou na minha escolha. Gostei bastante do som e do "sustain"...

Em breve alimento o tópico com fotos do mesmo e links para futuros vídeos que eu venha a fazer... por enquanto me inscrevi num curso e estou começando meus primeiros acordes :)