Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

O Que Você Tem Lido Sobre Violão e Musica em Geral?

Recommended Posts

Olá prezados, conversando com um amigo pessoal Marcos Dutra, sobre literaturas, enviei as fotos do que temos lido nesses ultimos 10 anos; e surgiu também a ideia da troca de informações aqui, curiosidade em

*Saber o que estão lendo nesses últimos anos? Leituras indispensáveis?  Onde compraram?

Cataloguei as fotos que mandei pra ele(nosso material) em video com Segovia ao fundo musical tocando Guitarreo(C. Pedrell); mas não precisa ser video, podem postar escrito... 

Material Não Citado no video; e que precisaria mexer em velharias, desarrumar muita coisa:
Somaria aos expostos um sem numero de dissertações tais como as de:
*Dagma Eid; Fabiano Borges, Edelton Gloeden, Alisson Alipio, Thiago Colombo, Cyro Delvizio, Sidney Molina, Gilson Antunes "O Violão nos Programas de Pós-Graduação e na sala de aula: amostragem e possibilidades", esse trabalho impar do Gilson, abriu a mente para tantos bons trabalhos escritos no Brasil e que devem ser lido com calma e respeito; alem dessa tem Marcelo Brazil sobre Baden Powell e tantas outras sobre Choros, música brasileira etc , artigos (variados do Daniel Wolff; Zanon "O Violão Brasileiro depois de Villa Lobos"; "Forma e Estrutura na Musica Ocidental", "165 Conselhos de David Russell" e muitos outros; um sem numero sobre Baden Powell de Aquino), PDFs, outros livros memoráveis como "O Discurso dos Sons", "História do Violão/Norton Dudeque", "História da Música Ocidental", "Pequena História da Música", "Don Segovia Y Paquita", etc.

Um Feliz 2018 a todos... 

Tenho lido mais coisas em foco, coisas soltas que tinha interesse, não compêndios.

Os livros de música foram aparecendo para a mim de acordo com as necessidades...

Eu não tenho lido muito sobre música, mas andei fuçando afinação justa vs temperada.

Esse é um tópico que a tecnologia permite explorar melhor com audio-visual no YouTube.

Dois exemplos abaixo pra ilustrar.

Tem o livro "Violões do Brasil", que vem com documentário em DVD. Demorei muito pra achar esse, pois está fora de catálogo. Foi provavelmente a última unidade da Livraria da Folha. Se alguém tem interesse em algum texto específico posso escanear e mandar, ou até mesmo no documentário, que é ótimo, posso ripar também e fazer upload. Nesse caso não é nem questão de piratear algo, visto que não há como comprar. Simplesmente não se acha mais. Eu queria o livro do Carlos Galilea, o "Violão Ibérico", mas esse esgotou também. 

O documentário foi colocado no YouTube, o livro é muito legal, eu tenho uma cópia, mas não está mais comigo, preciso recuperar