Jump to content
Neptuno

Imitação do Acquacoat®

Recommended Posts

Em meu primeiro violão, eu utilizei o Epoxi para encher os poros da caixa de Imbuia. O resultado foi ótimo, mas não gostei de trabalhar com essa resina, difícil de aplicar e demorada para curar.

Ha tempos eu trouxe dos EEUU uma massa para ponsar  madeira que tem a marca acima. Esse é um produto bastante utilizado por Luthiers lá fora. Queimei as pestanas para achar um substituto aqui no Brasil que fosse a base de água como ele, e secasse transparente. As massas que se encontram por aí tem uma carga mineral muito branca e opaca, dificultando que se obtenha uma cor próxima da madeira que utiliza. Assim acabei por fazer a minha própria massa, cuja formulação eu divido aqui com os interessados.

Consegui uma resina acrílica solúvel em água, sem carga e de alta viscosidade. Abaixo cito as fontes. A ela misturei microesferas ôcas de vidro, uma carga muito utilizada por quem trabalha com fibra de vidro em situações especiais, e que seca quase transparente. Vai-se adicionando as microsfera até obter a consistência ideal. Por fim tive que juntar um pouquinho de Glicerina porque secava rápido demais dificultando a aplicação. Tingi na cor de minha madeira, Amendoim, utilizando corantes líquidos. Tudo muito baratinho.

As quantidades abaixo não refletem a proporção da mistura, e sim as menores embalagens disponíveis para compra.

Resina: https://www.redelease.com.br/resina-acrilica-base-agua-01-kg.html

Esferas: https://www.redelease.com.br/micro-esfera-oca-carga-super-leve-0-100-kg.html

Corantes: Loja de tintas, da marca Xadrez

Glicerina: Vende em farmácias ou na web.

Eu ainda não testei, mas estou prestes a aplicar PU em meu ultimo violão. Tenho tanta confiança que não terei problemas que vou direto nele. Em alguns dias saberemos.