Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Cavaquinho - Escala padrão

Recommended Posts

Pros luthiers de plantão: qual é o tamanho padrão de uma escala de cavaquinho? No violão 65cm se tornou o padrão, qual seria para o cavaco?

34cm é o padrão quase universal.

Eu não sabia disso quando comecei, e fiz alguns com escala de 35,5cm, que é o padrão dos bandolins americanos (e alguns violinos) e fica muito tenso, tendo inclusive soltado o cavalete de um certa vez...

Aproveitando o tópico, recentemente fiz meus primeiros bandolins (2),

sem pesquisar muito, só de olhar fotos em revistas, chegei a um desenho

que considero bem particular e próximo dos que vi, mas usei a mesma escala do cavaquinho ou seja, essa que o vc comentou: 34 cm.

Recentemente conversando com um luthier ele me disse que seria maior, mas, não

soube me informar o quanto, seria essa escala dos bandolins americananos a mesma dos nossos brasileiros?

Obs. os que fiz com escala de 34, afinaram muito bem.

Alguém saberia me dar uma média de preço de cavaquinho artesanal? Eu diria que com 5 mil reais a gente compra violões de primeira no Brasil, qual seria a faixa para o cavaco?

R$800 a R$2500, pelo que tenho visto.

A anos não faço, mas quando fazia cobrava R$600 (equivalente hoje a algo entre R$800 e 1000)

Por falar em cavaquinho, alguêm do forum saberia dizer quais são os melhores luthiers do Brasil neste instrumento? eu confesso que não tenho referência, o único que conheço é o JB, mas não sei se o cavaco dele é bom.

Na área de cavacos o primeiro nome que me vem à mente é o do Tércio Ribeiro. Em se tratando de bandolim, o Vergílio Lima e também o Tércio Ribeiro. O Vergílio, se não me falha a memória, cobrava algo como 1000 dólares por um bandolim, o Tércio cobrava um pouco mais caro.

O Tércio, aliás, meio que se tornou o sucessor oficial do Mário Passos, a turma que gostava dos instrumentos do MJ "migrou" pro Tércio. Quando eu liguei pro Mário Jorge há um tempo atrás, foi exatamente o nome do Tércio que ele me indicou.