Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Novo projeto do Jorge Raphael

Recommended Posts

O Jorge teve dificuldade com a colocação de fotos no fórum e me pediu que postasse as fotos abaixo. Vejam o texto:

Eugênio,

Estou enviando-lhe algumas fotos de um trabalho mais recente.

Trata-se de algo novo, e interessante, respeitando padrões de calibragem da madeira, material utilizado e dimensões calculadas. Não é inventivo, há todo um processo de calculos sobre centralizações acústicas.

Este trabalho foi desenvolvido para o violão do violonista do Piauí, Erisvaldo Borges, que pode esclarecer tudo sobre sua sonoridade, projeção e estabilidade. Usei carbono, o tampo em cedro canadense, travessas harmônicas extremamente envelhecidas, fechado a 40% de Umidade Relativa, faixas laterais e fundo em Jacarandá, braços em mogno com faixas em jacarandá super velho, escala em ébano, goma laca trabalhada usando parte da técnica de violinos ( extremamente interessante).

O Violão é em escala elevada.

Desculpe-me não enviar fotos do violão todo pronto com cordas, pois tive que trabalhar o violão do Odair Assad e acabou ficando interrompido todo o processo das fotos, pois o André nem sempre está disponível.

As fotos também contemplam a Isabella e o Koda(cão) de André que valorizam o cenário da oficina.

Grande abraço

Jorge Raphael.

P.S.:

Estou procurando as fotos do violão do Odair, assim que conseguir envio

DSC_0510.JPG

DSC_0511.JPG

DSC_0513.JPG

DSC_0514.JPG

DSC_0515.JPG

DSC_0516.JPG

DSC_0517.JPG

DSC_0518.JPG

Muito interessante Jorge, fiquei super curioso, com relação ao resultado, tendo em vista a treliça que já conhecemos, esse também deve ter um resultado bem especial, não é mesmo?

Boa noite,

Acompanho o trabalho do Luthier Jorge Raphael desde os primeiros violões que ele começou a fazer comercialimente, em 1998. Já toquei em mais de 20 violões dele. Eu mesmo já adquiri 03 (três) e quase todos os meus alunos que se destacaram têm um Jorge Raphael.

No momento, estou curtindo a sua nova invenção. Trata-se de um violão, conforme o próprio Jorge já descreveu as suas características técnicas neste fórum, com acabamento primoroso e o som, que é o que mais me interessa, espetacular.

Já toquei em diversos violões respeitados nacionalmente e internacionalmente, mas, sem favor algum, nunca vi nada igual. O seu som é tão volumoso que chega a provocar reverberações em alguns locais. Isso aconteceu num estúdio de rádio aqui em Teresina. Fiz um acorde cheio que desconcertou o técnico de som do estúdio. Os vidros se mexeram para se ter uma idéia do volume sonoro do instrumento. É o violão que estava buscando há vários anos.

Características sonoras:

- Equilíbrio sonoro nas seis cordas (é bom para música polifônica e homofônica – funciona bem também em rasgueados);

- Com pouco esforço se consegue muito (é leve e confortável para se tocar);

- O seu timbre é bem penetrante sem ser metálico;

- O mais é só tocando neste instrumento.

Abraços,

Erisvaldo Borges

Muito legal!

Acredito que o jorge, tenha se inspirado no Greg Smallmann, e pelo visto, conseguirá agregar melhorias...

Uma delas, penso eu, é que o violão reforçará os graves, já que o tampo está mais "livre", se comparado ao Smallmann, e provavelmente, será mais um desses violões canhão!

Sucesso Jorge!!! ;)

Eu não tenho notícia de um projeto desse tipo no Brasil, seria legal se o Jorge desse uma dica de como funciona e de como surgiu a idéia!