Jump to content
Eugenio

A Música de Raphael Rabello

Recommended Posts

dicionario3.jpg

Rafael Baptista Rabello nasceu em Petrópolis em 31 de outubro de 1962 e faleceu em 27 de abril de 1995, no Rio de Janeiro. Apesar de sua curta carreira, Raphael (conforme a grafia que ele mais tarde adotaria) conseguiu se tornar uma lenda e um ícone do violão brasileiro, cuja influência sobre as novas gerações está mais viva do que nunca. Ele era um arranjador e violonista extremamente requisitado pela elite da MPB e fez mais de 400 gravações como acompanhante.

Ele nasceu em uma família musical e sua principal influência foi o Choro tradicional. Como resultado, ele era um improvisador por natureza e também começou a tocar violão de 7 inspirado por Dino 7 Cordas. Embora Raphael tocasse em um 6 cordas a maior parte do tempo, o que ele fez pelo violão de 7 foi tão significativo que ele passou a ser considerado um marco na história do instrumento.

Raphael recebeu influência de uma variedade muito eclética de músicos que incluíam os eruditos Villa-Lobos e Radamés Gnattali, chorões como Dino 7 Cordas, Garoto, Dilermando Reis e João Pernambuco, compositores populares como Tom Jobim e Capiba, bem como o espanhol Paco de Lucia. O resultado foi uma musicalidade única e forte, era muito fácil reconhecer Raphael tocando logo no primeiro acorde.

Abaixo segue um exemplo de Raphael tocando Lamentos do Morro, um samba sofisticadíssimo escrito para violão solo por Garoto. Observe o uso da técnica de figueta (p-i) e na forma como ele consegue tocar os acordes enquanto mantém o baixo funcionando como pedal.

Aqui mais um exemplo da música de Raphael, em um trecho onde ele toca um arranjo de sua autoria para a canção Modinha, composição de Tom Jobim. Nesta música, ele toca com um violão de 7 cordas.

Modinha (Antonio Carlos Jobim)

E por último, um trecho de uma de suas composições, Camará. A música é inspirada em roda de capoeira e mostra a habilidade de Raphael na criação de "baixarias", notas coloridas e um ritmo contínuo e contagiante.

Camará (Raphael Rabello)

Links relacionados:

http://en.wikipedia.org/wiki/Rafael_Rabello

http://www.cliquemusic.com.br/artistas/raphael-rabello.asp

O violonista que mais me emociona.

O melhor violonista de todos os tempos na minha opinião....na minha opinião e da do Paco de Lucia também..rsss

esse era "o cara".

Gosto muito do jeito dele tocar ... as minhas preferidas são Modinha e Luiza. Deus me Livre!!! O homem era fera!!!

Tem uns videos dele no Youtube que vale a pena conferir ...

Tenho alguns cds dele que particularmente acho show! São eles:

- Rapahel e Paulo Moura - Dois irmãos (acho que era isso).

Puotz! O cara arrebenta!!!! Tem um arranjo de "Domingo no Orfeao Portugal" que é de matar!!! Além de Sampa e Ronda ... que é isso!!!

- Raphael e Elizeth Cardoso - Todo sentimento

Cara, aquilo que é voz e violão ... É O Bicho!!!

(além dos classicos: Todos os tons (acho que era esse nome) e Raphael interpreta Dilermano).

É uma pena que ele já tenha ido. Pelo menos lá no ceu, o violão esta muito bem representada ... rs.

Abração!!!

Puotz!!!

Este CD tb é muito legal.

Tem no Youtube um video "caseiro" onde o Raphael toca "Desvairada", "Odeon", "Preludio #1 - Villa" que esta show! Apesar da baixa qualidade de gravação, é impressionante o que ele faz com o violão.

Acho que tem outro no Youtube que ele toca com o Armandinho ... (show tb).

Enfim, vale a pena ver e rever esta fera do violão!

Uma das maiores tristezas que tenho na minha vida é nunca ter visto o Raphael ao vivo...

Sou tão fã do cara que se algum dia tiver um filho o nome dele será Raphael.