Jump to content
Eugenio

Violão Tenor

Recommended Posts

Alguém aqui toca violão tenor? Que cordas são usadas? Alguma recomendação de luthier?

Acho o timbre do violão tenor lindo. Prefiro ao do bandolim. Eu cheguei a falar com o Laurentino há um tempo atrás e ele me disse que fazia tenor também e o preço era bem atraente (não me lembro quanto). Mas não posso falar nada sobre a qualidade. Acho que o Lineu Bravo também faz. Acho inclusive que o Lineu toca tenor, talvez alguém possa confirmar.

No site do JB tem uma "viola tenor", que me parece ser a mesma coisa que o violão tenor.

Tenho certeza que você conhece, mas pra quem não conhece o disco do Pedro Amorim só com violão tenor é essencial.

Eu ainda vou comprar um tenor pra mim. Mas vai demorar um pouquinho ;)

Rodrigo

O disco do Pedro Amorim realmente é um primor. Só aquela faixa solo de abertura é matadora e já valeria o preço do CD.

Eu tenho curiosidade de saber que cordas são usadas.

Alguma recomendação de luthier?

Se não me engano, o Cider, lá de Brejo Santo-CE, já construiu (pelo menos)um desses...

É tocado de palheta, sim. A afinação usa o mesmo sistema do bandolim, só que fica na mesma altura da viola de orquestra. Esse vídeo mostra o violão tenor com ressonador, que dá uma sonoridade mais parecida com a do banjo, era o modelo que o Garoto tocava, que o Zé Menezes continua tocando e o Henrique Cazes começou a tocar recentemente. O Pedro Amorim e o Luiz Brasil tocam sem ressonador, o som é diferente.

Só completando o que o Eugênio disse. É um instrumento de 4 cordas simples. Afinado em quintas como o bandolim. Normalmente se usa a afinação CGDA que é a mesma do banjo e da viola. Parece que foi introduzido no Brasil pelo Garoto.

Eu já contei essa história aqui no fórum, mas vou repetir. Tem uma história que diz que o Garoto compôs a Desvairada para violão tenor, mas esqueceu de levar o instrumento quando foi gravar. Como ele não conseguiu outro violão tenor para a gravação ele acabou gravando no bandolim mesmo.

Rodrigo

Aqui no Rio Grande do Sul como tbm na Argentina, além do Requinto tbm se costuma usar o "Guitarron" ou "Guitarra Bajo".

Na Argentina a maioria dos luthieres fabricam esse instrumento que é como um violão de seis cordas pouco maior. Tem a escala de 700mm de comprimento e a caixa com medidas maiores. A Afinação é BEADF#B.

Aqui no RS muita gente, inclusive EU, utiliza um violão normal e faz a sexta corda desse Guitarron com a que seria a Sétima do violão de sete, afinada em Si, e as demais com um jogo de cordas normal. A 1ª corda do jogo normal vai sobrar. Funciona muito bem.

Abraço!!